“Estamos unidos e unidos vamos marchar rumo ao Palácio Piratini.” A primeira manifestação do novo presidente do PMDB-RS, deputado Edson Brum, logo após vencer a disputa interna por 37 votos contra 34, sinaliza o desafio do partido para as eleições de 2014. No encerramento da convenção no sábado, dia 15, que renovou a compromisso do Diretório Estadual, Edson Brum confirmou a disposição de definir o candidato a governador até mês de julho do próximo ano. O novo presidente pretende iniciar já em março encontros pelo interior do estado, para ouvir a militância do PMDB.
O deputado assume o comando do PMDB gaúcho nos próximos dois anos, depois de superar por diferença de apenas três votos o outro candidato, deputado federal Alceu Moreira.
Edson Brum é deputado estadual eleito em seu terceiro mandato com 67.397 votos, sendo o mais votado do partido e o terceiro mais votado da Assembleia Legislativa. No período de 1995 a 1999 foi o presidente da Juventude do PMDB do RS, sendo o primeiro ex-presidente da juventude do partido a chegar à presidência do diretório estadual.