Início Geral Ecologia: Cidade entra na era da coleta seletiva solidária

Ecologia: Cidade entra na era da coleta seletiva solidária

Foto: Rolf Steinhaus
Proposta é incluir no final do processo perto de cem catadores de rua de forma organizada, com uniformes, horários de coleta e roteiros, além de capacitação em processos produtivos e leis de trânsito
 
 
Mara Pante – [email protected]
 
O Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem de Santa Cruz do Sul – FACS comemora a decisão da prefeita Kelly Moraes e do vice Luiz Augusto Costa a Campis em implementar a coleta seletiva solidária no município. Quem conta é o presidente da Cooperativa de Catadores de Santa Cruz –Coomcat, Fagner Antonio Jandrey. A reunião aconteceu no Gabinete do Executivo na manhã de terça, 10, com participação das várias entidades que compõem o Fórum. O projeto será implantado em etapas com a capacitação das pessoas que farão a coleta, compra de equipamentos e sensibilização da população.
O início do trabalho acontece de forma gradual, em processo integrado entre catadores, moradores e Poder Público. Os três primeiros bairros contemplados serão: Centro, Higienópolis e Goiás. Para elaborar o cronograma de atividades e planejamento estarão envolvidas diversas entidades, além da Coomcat e Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico. A proposta é incluir no final do processo perto de 100 catadores de rua de forma organizada, com uniformes, horários de coleta e roteiros, além de capacitação em processos produtivos e leis de trânsito através de parcerias com CFC’s e outras entidades como universidades e escolas.
 
CONSCIENTIZAÇÃO PRÉVIA
O projeto é o resultado de uma longa caminhada, iniciada em 2009 pelo Fórum e Cooperativa, que vem sendo acompanhada pelo Poder Público. “É um desafio implantar a Coleta Seletiva Solidária, mas sabemos da importância tanto social quanto ambiental da realização dessa iniciativa. É preciso o trabalho em conjunto e a conscientização para que dê certo”, disse a Prefeita.
O coordenador geral da Coomcat, Fagner Jandrey, ressaltou a importância do
apoio da Prefeitura para que o projeto funcione e seja bem aceito pela
comunidade. “Tudo indica que em três meses iniciaremos a Coleta Seletiva
Solidária nos três bairros selecionados em Santa Cruz. Mas antes, teremos
reuniões de trabalho, a capacitação dos catadores, compra de alguns
equipamentos e é fundamental a conscientização da população”. Participaram da reunião representantes da Universidade de Santa Cruz
do Sul – Unisc, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, do Banco do Brasil, Instituto Humanitas, Escola Família Agrícola – EFA e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR.
 
Foto: Ataídes de Souza

Encontro no Gabinete da Prefeita Kelly Moraes confirmou apoio à Coleta Seletiva Solidária