É sempre um grande prazer ouvir um bom e velho Rock ‘n’ Roll, ainda mais ao vivo e associado a fatos históricos e conceitos políticos. É exatamente o que ocorrerá hoje, no Teatro Mauá, em primeira sessão às 10h, para os alunos do Colégio Mauá, e em segunda sessão às 20h, aberta à comunidade.
Trata-se da realização da 11ª edição do Aulão de História do educandário, um projeto em comemoração ao Dia mundial do rock, idealizado e coordenado pelo professor Waldy Lau Filho. O que o público poderá conferir é uma aula-show, com vídeos, peças teatrais, dança e muito rock, produzida por mais de 60 participantes alunos, ex-alunos, professores, pais e convidados. Uma aula que tem a tradição de ser bastante diferente e enriquecedora, em que o rock e fatos importantes que marcaram a história se interseccionam numa atmosfera de reflexão e criticidade.
Neste ano, o Aulão será dedicado ao conceito de Cidadania e ao seu desenrolar histórico. O tema é sempre atual e instiga questionamentos pertinentes, tais como (a) que papéis um cidadão pode desempenhar na sociedade; (b) qual é o status legal de um cidadão; (c) quais são os valores ligados à cidadania; (c) de que maneira a cidadania é a manifestação de uma identidade comum; ou (d) por que resistir a um poder não democrático é um dever dos cidadãos.
Aproveito o ensejo para expressar o entendimento – do qual compartilho – do filósofo vivo Jürgen Habermas, de que cidadania requer, essencialmente, consciência social, isto é, a consciência que reflete visões de mundo e/ou sistemas de percepções sobre a realidade objetiva e subjetiva dos homens, e que está constantemente aberta ao diálogo. Em outras palavras, a cidadania exige o elo entre as dimensões individual e social, para a formação de uma identidade política que aglutine diferentes grupos em uma determinada sociedade.
Nessa perspectiva, verdadeiramente cidadãs são as pessoas que conscientemente assimilam o meio social (com toda sua diversidade) de que fazem parte, transformando-o em presente interno, de tal modo que suas atividades cotidianas são guiadas pela consciência dessa sociedade como um todo, cuja característica maior é a abertura ao processo argumentativo de ideias livres de inclinações pessoais e/ou de intenções escusas. Poderia essa compressão, entre outras, estar contida nas entrelinhas de uma letra de rock, de um poema ou peça de Shakespeare?
Ora, se cidadania é um conceito em constante construção, então não se pode prescindir jamais de atitudes pedagógicas que a põe em diálogo. O professor Lau e seus roqueiros, poetas, atores… fazem sua parte na noite de hoje. Então, vamos prestigiar este evento! O ingresso é 1 kg de alimento não perecível. Não vamos perder, pois “hoje é dia de rock, bebê”!
Além de várias atrações, o Aulão contará também com a participação especial da banda Playsound.