O tratamento humanizado é uma busca constante no Centro de Oncologia Integrado do Ana Nery. Para amenizar a rotina hospitalar das cerca de mil pessoas que são atendidas no local todos os meses, a equipe de profissionais da saúde conta com um reforço colorido e alegre desde 2011, são os Doutores Só Riso. Em visitas semanais eles levam música e diversão para os pacientes que participam das canções e renovam as energias com o Palhaço Kico e sua trupe.
Segundo o coordenador do grupo, Oglacir Rodrigues, por serem palhaços o trabalho deles começou com os pequenos, mas acabaram descobrindo que os adultos também gostavam da ideia. “Através da parceria com o Hospital, percebemos que a nossa proposta agradaria também o público do Ana Nery. Tivemos diversas reuniões com todas as lideranças da instituição antes de começar a colocar nossas ideias em prática, temos um cuidado ainda mais especial por serem pacientes oncológicos e nós não termos formação na área”, explica o Palhaço Kico.
Inspirado na proposta dos Doutores Alegria, ONG voltada a crianças em recuperação, o Doutores Só Riso teve início dois anos atrás no Dia do Desafio, durante um evento programado pelos Parceiros Voluntários de Santa Cruz do Sul. Contando com 10 integrantes, eles se revezam e semanalmente visitam o Ana Nery de forma voluntária e sempre acompanhados por algum membro do Hospital.
Através da música e de artes circenses, eles arrecadam sorrisos por onde passam. A interação, mesmo que restrita com pacientes faz com que a próxima visita seja esperada com muita ansiedade, como relata a paciente Roseli Hergessel. “O momento em que eles entraram na porta eu estava justamente pensando quando eu poderia vê-los novamente. A companhia do Doutores Só Riso é muito gostosa e as canções são lindas. O trabalho feito por eles é muito humano e as canções trazem uma sensação de bem estar que faz toda a diferença no tratamento”, comenta a senhora.
Divulgação/RJ
Através da música e de artes circenses, palhaços arrecadam sorrisos por onde passam
Integrante do grupo desde o início, Debora Corrêa lembra que o objetivo desta atividade é amenizar muitas vezes a dor e deixar o ambiente hospitalar mais leve. “Com o apoio da psicóloga do COI, sabemos que uma das questões da cura é a renovação de ânimo e é para isso que estamos aqui. Com um ambiente mais harmônico, todos que circulam por aqui podem desligar da rotina e receber um novo gás para seguir em frente”, explica. A recreacionista ainda lembra que todo o suporte e orientações dado pelo Centro de Oncologia Integrado aos profissionais que nele trabalham, o grupo também recebe, como vacinas e orientações de segurança.
Carro chefe do Doutores Só Riso, a música envolve e alegra todos que recebem a visita. O palhaço Kico explica a escolha do repertório. “Já tivemos opção de ter músicas mais da moda, mas não fecha com nossa proposta. Não falamos sobre questões religiosas, mas queremos trazer para as pessoas a espiritualidade e acaba passando para os colaboradores e familiares”, resalta. A canção símbolo do grupo é “Dá uma risadinha, dá uma risadinha”, a simplicidade da letra tem um efeito imediato quando os presentes são avisados que, quem não estiver com um sorriso no rosto terá de cantar sozinho. Neste momento todos acabam com uma risadinha.
O Hospital Ana Nery se destaca no interior do Rio Grande do Sul como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), muito disto graças a sólida parceria formada com os profissionais médicos. O Centro de Oncologia Integrado (COI) é referência no tratamento oncológico nas regiões do Vale do Rio Pardo e Centro Serra. Abrangendo em torno de 600 mil pessoas, possibilita ao paciente realizar todos seus procedimentos contando com um serviço diferenciado e qualificado, e a parceria com o Doutores Só Riso faz parte deste processo.