Início Geral Dos Vales à capital gaúcha

Dos Vales à capital gaúcha

Alyne Motta – [email protected]

Treze anos. Este foi o tempo que o jornalista Julio Cunha Neto, o Julinho, como ficou conhecido, atuou na RBS TV dos Vales, conciliando as funções de repórter, editor e apresentador. Agora ele sai da frente das câmeras para encarar um desafio nos bastidores: integrar a equipe de editores da RBS TV em Porto Alegre.

Arquivo Pessoal

Julio Cunha Neto deixa de ser repórter e assume cargo de editor na RBS TV Porto Alegre

A oportunidade, segundo o repórter, surgiu muito rápido. “Estava de férias quando recebi um telefonema do chefe de redação da RBS TV, Gerson Cruz, me oferecendo a vaga de editor. Vi que era hora de arriscar e prontamente aceitei o convite”, explica.
Julio começou sua trajetória em outubro de 1999, como estagiário e em dezembro de 2000, teve a carteira de trabalho assinada como repórter e editor na emissora. Curiosamente, quem contratou Julinho como estagiário e permitiu sua entrada na RBS TV, foi o mesmo Gerson que ofereceu esta nova oportunidade.
   
NOVO TRABALHO
A equipe de editores em Porto Alegre é responsável pelo planejamento dos telejornais de maior audiência no Rio Grande do Sul. Para isso, Julio acorda ainda de madrugada, às 4h, para ajudar na finalização do Bom Dia Rio Grande. Lá ele revisa reportagens, redige notas e edita matérias.
Terminando esta parte, começa a preparação para o Jornal do Almoço, com um ritmo de trabalho intenso. “Recebemos imagens e informações das equipes de reportagem da capital e das onze regiões de cobertura da RBS TV no interior do estado. É aí que a agilidade e a precisão de todos fazem a diferença”, garante.

Arquivo Pessoal

No novo cargo: editor da RBS TV Porto Alegre

Mesmo com um ritmo de trabalho alucinante, Julinho tem gostado da nova realidade e dos novos colegas. “A receptividade aqui tem sido fantástica! A união dos colegas e a ajuda que recebo deles têm tornado minha adaptação à nova ‘casa’ muito mais fácil”, comenta o jornalista.

Santa Cruz do Sul: adaptação e conquistas

Julinho veio para Santa Cruz do Sul quando era criança, com 12 anos de idade. “O início foi conturbado. Tive dificuldades para me adaptar e sofri muito com isso. Mas guardo pela cidade um carinho enorme”, relembra a pessoa que aprendeu a crescer com dificuldades, superar traumas e partir em busca dos objetivos.
“Foram muitas conquistas pessoais e profissionais. Construí um importante círculo de amizades, pude sentir meu trabalho valorizado e adquiri a confiança necessária para aceitar um novo desafio”. Vinte anos depois, volta à sua cidade natal, Porto Alegre, mais maduro e com saudades imensas de Santa Cruz.
Mesmo atuando na capital gaúcha, Julinho não pretende manter-se longe da terra do Fritz. “Aos finais de semana, estarei sempre por aqui, fazendo o que mais gosto: revendo meus amigos e passear pelo Centro”, finaliza o jornalista, sem esquecer-se do cenário único que a Catedral proporciona.

DESPEDIDA
Deixar um lugar onde trabalhou nos últimos 13 anos foi emocionante para Julinho. No último dia, todos os colegas reuniram-se para prestar uma homenagem ao repórter. “Fui pego de surpresa, pois estava a poucos minutos de encerrar meu último expediente na emissora”, explica.

Arquivo Pessoal

Momento em que deixou o papel de apresentador na RBS TV dos Vales

“Pude ver uma síntese dos meus 13 anos de trabalho em Santa Cruz do Sul e ter a certeza de que, se pudesse reescrever essa história, não mudaria uma vírgula sequer”, comenta Julio. “Chegar ao final de um ciclo sabendo o quanto marcaste as pessoas e tendo teu trabalho reconhecido é a maior das realizações”, acrescenta.
Dos tempos que esteve na região dos Vales, Julio se lembra dos colegas, que foram além e tornaram-se grandes amigos. “O ambiente de trabalho sempre foi favorável a bons relacionamentos. Com certeza quero manter o contato com colegas que partiram e com a equipe da qual me despedi em Santa Cruz”.

CARREIRA
Formado em jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul em agosto de 2002, Julinho fez do trabalho como repórter a sua escola. “Conheci praticamente todas as cidades da região em contextos diferentes: seja em pautas policiais, políticas, de economia, esportes ou variedades”, declara o novo editor da RBS TV Porto Alegre.

Arquivo Pessoal

Julinho em Gramado, antes de entrar ao vivo no Jornal do Almoço

No ano de 2007, concluiu o Mestrado em Letras pela Unisc e também se mudou para Lajeado, permanecendo como repórter por nove meses. No período curto, mas produtivo, como ele mesmo declara, produziu suas primeiras reportagens para a Globo, em rede nacional.

Arquivo Pessoal

De repórter para repórter: junto com Regis Roesing em cobertura esportiva

“Tive boletins veiculados no Globo Notícia e reportagens no Jornal da Globo”, relembra. Nos treze anos que atuou aqui, Julinho pôde acumular experiências como repórter, editor, apresentador e coordenador interino de telejornalismo. Também esteve em transmissões esportivas ao vivo pela TV COM, Sportv e RBS TV.