Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Chegou a hora de decidir o futuro dos municípios para os próximos quatro anos. Neste domingo, 15, data que marca o feriado nacional alusivo à Proclamação da República, é o dia escolhido para que milhões de brasileiros compareçam às urnas para eleger prefeitos e vereadores nas eleições municipais de 2020. Programada para ocorrer no primeiro domingo de outubro, o pleito precisou ser adiado em razão da pandemia de coronavírus, problema de saúde pública que acabou interferindo diretamente no processo eleitoral deste ano.
Em Santa Cruz do Sul, sete candidaturas aos cargos de prefeito e vice-prefeito e 256 candidatos a vereador estão aptos a receber o voto de 103.396 eleitores, que decidirão quem comandará o Executivo e as 17 vagas para o Legislativo. O eleitorado santa-cruzense está dividido em duas zonas eleitorais. Na 40ª Zona Eleitoral são 200 seções distribuídas em 69 locais com 59.565 eleitores e a 162ª Zona Eleitoral terá 125 seções em 31 locais para 43.831 eleitores.
Em razão das restrições sanitárias causadas pela pandemia, a votação terá início a partir das 7h e será encerrada às 17 horas. O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos, e idosos acima de 70 anos. No período das 7h até as 10 horas, os idosos maiores de 60 anos terão preferência nas seções eleitorais. Lembrando que todos os eleitores deverão usar máscara e manter a distância mínima de um metro em eventuais filas. Será disponibilizado álcool gel nos locais de votação onde o eleitor deverá higienizar as mãos antes e depois de votar.
COMO VOTAR
Devido às restrições sanitárias, a identificação biométrica foi cancelada e todos os eleitores de Santa Cruz do Sul estão aptos ao voto. Na hora de votar, o eleitor irá se identificar junto ao mesário com título de eleitor e documento com foto. Após ser autorizado e assinar o caderno de votação, irá se dirigir para a urna eletrônica. Primeiro será realizado o voto para vereador, onde será necessário digitar cinco números. Após aparecer a foto e dados do candidato, é necessário apertar a tecla confirma (verde). Em seguida, ocorre o voto para prefeito, onde será necessário digitar dois números. Após aparecer a foto e dados do candidato, o eleitor apertará novamente a tecla confirma (verde), finalizando a votação.
Caso o eleitor erre algum número digitado, a urna eletrônica disponibiliza a tecla corrige (laranja) para digitar novamente os números do candidato. O eleitor também tem a opção de votar em branco ou anular o voto caso aperte um número inexistente e digite a tecla verde.
APURAÇÃO
Neste ano, a previsão do Cartório Eleitoral local é de que até as 19 horas todas as urnas sejam apuradas. Para isso, conta-se é claro, com a agilidade dos presidentes de mesa que, após as 17 horas, deverão levar as mídias das urnas até para contagem dos votos. A apuração poderá ser acompanhada pela internet através do site do Tribunal Superior Eleitoral. (http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html)
Os números dos candidatos a prefeito e vice-prefeito
15 – Alex Knak (MDB) e Fabiano Dupont (PSB) – Coligação Juntos Somos Fortes
30 – Carlos Eurico Pereira (Novo) e Paulo Bigolin (Novo)
13 – Frederico de Barros (PT) e Manu Mantovani (PCdoB) – Coligação Santa Cruz da Gente
11 – Helena Hermany (Progressistas) e Elstor Desbessell (PL) – Coligação Santa Cruz Seguindo em Frente
77 – Irton Marx (Solidariedade) e Walter Couto (Solidariedade)
55 – Jaqueline Marques (PSD) e Ido Dupont (PSD) – Coligação Inova Santa Cruz
14 – Mathias Bertram (PTB) e César Cechinato (PSDB) – Coligação Santa Cruz sempre em frente
Candidatos a vereador
Para conferir os números dos candidatos a vereador de Santa Cruz do Sul, acesse o site https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020/2030402020/88390/candidatos
JUSTIFICAR O VOTO
Caso o eleitor esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição, pode justificar o voto pelo celular através do aplicativo e-Título, que está disponível no Google Play e Apple Store. Será possível justificar o voto em até 60 dias apresentando documentos que comprovem o motivo da falta através do aplicativo ou no Cartório Eleitoral.
e-Título (Aplicativo do título de eleitor)
Praticidade, agilidade e segurança. Estas são características do e-Título, aplicativo lançado em 2018 pela Justiça Eleitoral e que conta com funcionalidades que facilitam o processo eleitoral. O aplicativo pode ser usado a qualquer momento, mas a Justiça Eleitoral recomenda antecedência, caso o eleitor queira resolver alguma pendência para as eleições municipais de 2020. O alerta é para evitar o grande número de acessos nos dias próximos ao pleito municipal.
Em virtude das recomendações de saúde, as facilidades do e-Título ganharam ainda mais importância. Gratuito, pode ser baixado no Android e iOS através da Google Play ou Apple Store. Após baixar, o eleitor insere o número do título eleitoral, o nome completo, data de nascimento e o nome dos pais. As novidades da última versão incluem uma central de notificações para o eleitor, a volta da foto de usuário e a possibilidade de justificar a ausência no mesmo dia da eleição.