Início Política Domingo decisivo de votação no Brasil

Domingo decisivo de votação no Brasil

O eleitor deve digitar em primeiro momento o nœmero do Governador Estadual e em segundo o Presidente da Repœblica

Sara Rohde
[email protected]

O domingo, 28, será marcado pelo segundo turno de eleições e os brasileiros e os gaúchos têm a missão de escolher o Presidente da República e o Governador Estadual para o próximo mandato de quatro anos. De um lado, Fernando Haddad (PT), e do outro, Jair Bolsonaro (PSL), disputarão o maior cargo do Brasil. No Sul, de um lado Eduardo Leite (PSDB), e do outro José Ivo Sartori (MDB), estão concorrendo para o cargo de Governador do RS. Outros 12 Estados, mais o Distrito Federal, terão a disputa entre candidatos. O novo executivo será empossado no dia primeiro de janeiro de 2019. 
O segundo turno ocorre, conforme lei eleitoral, quando nenhum dos candidatos atinge mais de 50 % dos votos. Nesta eleição, no RS, o primeiro voto será para Governador Estadual, onde o eleitor deve digitar os dois números da sigla de seu candidato e apertar a tecla verde de confirma. O segundo voto é para Presidente da República, onde o eleitor também digita os dois números. Ainda há a opção de correção, voto em branco, e caso o eleitor digite o número errado, o voto é anulado. 
São 147 milhões de brasileiros aptos a votar. Só em Santa Cruz do Sul vão às urnas mais de 102 mil habitantes, divididos em duas zonas eleitorais. Os eleitores podem se dirigir às seções a partir das 8 horas com término às 17 horas (horário de Brasília). Para votar é preciso levar documento com foto e o título de eleitor. 
O Presidente da República e o Governador Estadual serão conhecidos ainda na noite deste domingo, 28 de outubro, após apuração das urnas eletrônicas em todo o país.

IMPORTANTE

A propaganda eleitoral com a distribuição de material gráfico, comícios, alto-falantes e amplificadores de som, segue até o sábado, 27, sendo expressamente proibida a campanha após a data limite. A divulgação gratuita via rádio e televisão se encerra já nesta sexta-feira, 26;
O voto é obrigatório por lei para maiores de 18 anos e menores de 70 anos;
Quem não votar deve justificar a ausência. Caso não faça, ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa arbitrada por esse juiz. Caso o eleitor deixar de votar em três turnos consecutivos o título será cancelado.
É proibido levar celular, máquinas fotográficas e filmadora para a cabine de votação.

Candidatos a Governador Estadual
Eduardo Leite (PSDB) – 45 
José Ivo Sartori (MDB) -15
Candidatos a Presidente da República 
Fernando Haddad (PT) – 13
Jair Bolsonaro (PSL) – 17