Ana Souza
[email protected]
No próximo domingo, dia 8 de setembro, acontece a 12ª edição da Romaria da Santa Cruz. Realizada pela Diocese de Santa Cruz do Sul, o evento religioso trará como tema para este ano “Cruz: caminho da fé”. Conforme a organização, a expectativa é reunir mais de 10 mil fieis, que seguirão em caminhada até o Parque da Cruz, junto ao Seminário São João Batista, local em que ocorrerá a programação. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Centro Comunitário da Paróquia de Linha Santa Cruz.
A romaria tem como símbolo a cruz e, a partir deste ano, virá acompanhada pela imagem de Nossa Senhora das Dores – “Junto à Cruz estava a Mãe Dolorosa”. A programação inicia às 8h30 com acolhida aos romeiros em frente à Igreja Santos Mártires das Missões em Linha Santa Cruz. Para fazer a saudação aos fieis estará presente o Bispo Diocesano, Dom Canísio Klaus.
Às 9h terá início a procissão até o Seminário São João Batista, em seguida missa e bênção da saúde. Ao meio-dia haverá almoço de confraternização e apresentações artísticas. A partir das 14h30, mensagem de envio dos romeiros. No Parque da Cruz haverá diversas tendas com amostras de trabalhos pastorais, livraria, exposição de produtos das comunidades e uma ampla praça de alimentação.
Um dos organizadores do evento, Padre Zeno Rech, explica que a Romaria da Santa Cruz é o encontro anual do povo diocesano, como expressão de fé e de comunhão. “O Filho Unigênito de Deus Pai, enviado ao mundo para anunciar a boa nova do Reino de Deus, morreu pregado numa cruz, mas, ao terceiro dia, ressuscitou. Durante a Romaria, na caminhada com a Cruz e a imagem da Mãe Dolorosa, os cristãos, as comunidades, movimentos eclesiais leigos, agentes de pastoral, padres, religiosos e diáconos renovam a sua fé e se animam na missão, fazendo a experiência do povo em busca da terra prometida. Carregam as dores e angústias do povo, animados pela esperança de que uma vida nova irá surgir.”
A mobilização, marcada pela fé e devoção, contará com a presença de mais de mil comunidades eclesiais que perfazem as 51 paróquias pertencentes à Diocese de Santa Cruz do Sul.
Arquivo/RJ
Milhares de fiéis participarão da Romaria da Santa Cruz