Vítima de um acidente doméstico ocorrido na madrugada da última quinta, 18, o bispo emérito de Santa Cruz do Sul, Dom Sinésio Bohn, segue internado no Hospital Santa Cruz. O religioso de 85 anos sofreu uma queda ao se levantar da cama para ir ao banheiro. Com dores, ele foi encaminhado para a casa de saúde onde foi constatada uma fratura de fêmur em decorrência da queda.
Conforme Dogival Duarte, diretor da Rádio Santa Cruz e amigo próximo do bispo emérito, Dom Sinésio passará por cirurgia no final da tarde desta sexta, 19, para a colocação de uma prótese. O procedimento cirúrgico será realizado pelo Dr. Daniel Winck. “Estamos rezando para que tudo esteja bem”, destacou Duarte.
Dom Sinésio Bohn foi nomeado bispo em 27 de junho de 1986 como sucessor do bispo Dom Alberto Frederico Etges, assumindo em 31 de agosto de 1986 como segundo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. Devido ao limite de idade (75 anos), o Papa Bento XVI aceitou a sua renúncia em 19 de maio de 2010, sendo substituído no bispado por Dom Canísio Klaus.
Desde então, como bispo emérito, Dom Sinésio passou a residir na Casa Amparo Fraterno, em Linha Santa Cruz, local onde vivem os padres idosos da Diocese.
Sua última aparição pública antes da pandemia ocorreu no jantar em comemoração aos 50 anos da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul (Adisc), realizada no dia 14 de março, com missa festiva na Igreja Católica e comemoração no Salão da Comunidade Católica, no município de Candelária e em missas diárias celebradas no Mosteiro da Santíssima Trindade, de Linha Travessa, interior de Santa Cruz do Sul. Por pertencer ao grupo de risco em razão da idade avançada, Dom Sinésio estava em quarentena na Casa Amparo Fraterno durante o período de isolamento em razão da pandemia.