A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou dois projetos na segunda sessão ordinária que realizou na noite desta segunda-feira, dia 21. Trata-se do projeto que autoriza a abertura de crédito da Secretaria da Agricultura no valor de R$ 6.918,34 para a aquisição de aquecedores de água que possibilitarão a higienização adequada dos equipamentos de ordenha na propriedade dos agricultores, reduzindo a mão de obra. O outro projeto aprovado foi a cedência do servidor Luiz André Borstmann de Freitas para o município de Rio Pardo.
A sessão contou novamente com a presença de grande público. Parte da plateia eram pais, alunos e professores da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, que vinham reivindicar aos vereadores a manutenção das turmas de alunos especiais para atender a demanda de surdos. Os vereadores se posicionaram contrários ao posicionamento do Governo do Estado que está optando em juntar turmas de alunos, em detrimento do ensino da linguagem de libras.
Outro grupo presente foi de representantes do som automotivo, que estão reivindicando um local adequado para a prática. Atualmente, eles estão localizados nas imediações do autódromo internacional de Santa Cruz do Sul, mas requerem a regulamentação de espaço por parte do executivo municipal.
O vereador Ari Thessing (PT) ingressou com um requerimento para a regulamentação de um local apropriado. Ele sugere que o município dê condições mínimas åÐ como segurança, construa banheiros e iluminação. åÒNum segundo momento, pode até colocar quiosques e os repassar para a venda de artigos, bebidas, a fim de que possa lucrar com o localåÓ, observou. O líder do Governo, vereador Edmar Hermany (PP), sugeriu a realização de uma audiência pública para a discussão dos assuntos relativos ao som automotivo.
Várzea
Um terceiro grupo presente foi de representantes de moradores da Várzea, que pedem um posicionamento da Prefeitura relativo às obras que estão sendo executadas junto ao Lago Dourado. O líder do Governo, vereador Edmar Hermany (PP) disse que as obras estão sendo executadas dentro da legislação, sendo que acabou sendo interrompido diversas vezes pela plateia. Outro vereador, Lenomar José de Mello (PTB), que também é Secretário de Obras, também apontou para as melhorias que estão sendo realizadas no Lago Dourado. Antes do pronunciamento do vereador Hildo Ney Caspary (PP), presidente da Câmara, Alceu Crestani (PSDB), chegou a interromper a sessão por cinco minutos para que os ânimos se acalmassem.
Na retomada, Caspary lembrou que junto com o Ministério Público, a Prefeitura terá que buscar intervenções na RS 409, aumentando a vazão do Rio Pardinho. åÒHá muitos anos que temos problemas de inundações. É preciso aumentar a vazão da água e para isso precisamos fazer obras aumentando as galerias na rodovia que dá acesso a Vera CruzåÓ, destacou.
Fonte: Assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores