Início Geral Do luto à luta: manifesto contra o racismo

Do luto à luta: manifesto contra o racismo

Foto: Ana Souza

Débora Dumke
[email protected]

No final da tarde de ontem, dia 7, houve um ato de resistência na principal praça do centro da cidade de Santa Cruz do Sul, a Getúlio Vargas. O movimento foi uma organização do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir) e do Movimento da Mulher Negra de Santa Cruz do Sul (Movine). Várias pessoas foram apoiar a manifestação trazendo mensagem de apoio, solidariedade e pedido de igualdade. Foram realizados vários pronunciamentos da sociedade que ali estava.


Durante o ato, vários cartazes pedindo que a lei seja cumprida, que racismo é crime, balões pretos e brancos, a fim de demonstrar que todos são iguais. Houve também um minuto de silêncio como forma de protesto e também, foi entoado o canto da revolta.

No ato, Renato dos Santos, o Renatinho, que ficou ainda mais conhecido pelo triste acontecimento na última sexta-feira, 2, que no dia do seu aniversário sofreu racismo, contou que embora a situação que ocorreu o machucou muito, está feliz em ver que há essa mobilização e o apoio de tantas pessoas, em que estão em uma caminhada.

Confira na edição de amanhã a matéria completa.