Início Cultura Do lombo de porco alemão ao sushi

Do lombo de porco alemão ao sushi

Variedade gastronômica é uma das grandes atrações deste ano, que conta com 35 pontos de alimentação

Rodrigo Assmann
Visitantes encontrarão lanches e pratos típicos estão ainda mais diversificados

Luísa Ziemann – [email protected]

Shows, bailes, muito chopp e música animada. Esses com certeza são alguns dos fatores que fazem a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul ser um grande sucesso – a segunda maior do Brasil, atrás apenas da festa de Blumenau, e a terceira maior do mundo. Mas outro ponto alto do evento, sem sombra de dúvidas, é a gastronomia. Também responsável por atrair muitos visitantes ao parque, este ano os lanches e pratos típicos estão ainda mais diversificados e atraindo os mais variados paladares.

Ao todo, são 35 pontos de alimentação distribuídos pelo parque. Na 37ª edição da Festa da Alegria, uma das novidades gastronômicas é o setor chamado Sabores da Bavária, localizado no primeiro quiosque à direita do pórtico de entrada. A tenda conta com pratos legítimos da Alemanha, como guisado à Berghof, lombo de porco alemão e muitas outras especialidades germânicas. O que também não pode faltar e se tornou tradição dentro do Parque da Oktoberfest são as tendas, trailers e as casinhas da Vila Típica que contam com lanches rápidos e práticos, feitos na hora.

Seja para um jantar em família depois de visitar os estandes da Feirasul ou para repor as energias durante a madrugada após os shows e bailes do final de semana, as praças de alimentação costumam ficar lotadas de visitantes. Este ano, além de cachorro- -quente, crepes e dos deliciosos potes de chocolate com morango, o público também encontra opções diferenciadas como o bretzel, sushi, poke, waffle burguer e xis de joelho de porco.

A gama de delícias não para por aí. O buffet com pratos típicos e de cuca com linguiça é servido em dois pontos do parque: no Pavilhão Central, pelo Restaurante Thomas, e na Bierhaus, pela Lisaruth. Os estabelecimentos também estão servindo almoço e janta. Para os amantes de gastronomia que não resistem somente a provar as delícias mas gostam também de colocar a mão na massa, literalmente, no espaço Senac Garden – uma realização do Senac Santa Cruz com apoio do Sindilojas Vale do Rio Pardo -, ainda é possível aprender o preparo de diversos pratos.

Dedicado à valorização da gastronomia típica, o espaço localizado próximo à arena de shows, oferece oficinas gratuitas ministradas por professores e chefs renomados do Senac/RS e a possibilidade dos participantes auxiliarem os chefs em alguns preparos. As aulas de culinárias são realizadas durante todo o evento, em diferentes horários. A grade de horários e pratos pode ser conferida no site oficial do evento. O espaço ainda oferece oficinas com harmonização de cerveja, de “degustação às cegas”, de “mão na massa”, e de parceria com agroindústrias, com o intuito de valorizar os produtores locais.

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Um pavilhão inteiro recheado de cucas, linguiças, pães, bolachas, salames, queijos e uma série de delícias que somente o sabor do que vem do interior é capaz de proporcionar. Assim é a Feira da Agroindústria Familiar, um dos espaços mais tradicionais da Festa da Alegria e parada obrigatória para os visitantes do evento. O pavilhão montado entre o Ginásio Poliesportivo e o Espaço Senac Garden, em uma área de 600 metros quadrados, tem o objetivo de fomentar e promover a comercialização de produtos da agricultura familiar. Ao todo são 50 expositores – dos quais 37 são agroindústrias, com produtores da região e de outros municípios gaúchos, e 13 produtores de flores e folhagens, artesanato e sementes crioulas.