Pensado como uma contrapartida das obras de duplicação da BR-116/392, empreendimento de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o livro “Nossos bichos” é fruto do monitoramento de fauna realizado ao longo deste trecho, levando ao leitor informações sobre os animais que habitam a região de Pelotas e Rio Grande do Sul.
O livro foi lançado no DNIT, em Brasília (DF), durante o workshop “Monitoramento do Atropelamento da Fauna em Rodovias.”
Divididos em classes, mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes são apresentados nas 108 páginas como as grandes estrelas do projeto de Gestão Ambiental.
A população de animais existentes próximo à rodovia é acompanhada periodicamente, o que permite que medidas para a sua segurança durante a realização das obras possam ser propostas.
Segundo Aline Freitas, coordenadora geral de Meio Ambiente do DNIT, a elaboração do livro é resultado deste trabalho executado por meio do Programa de Monitoramento de Fauna.
“Acreditamos que o conhecimento sobre a fauna da região seja importante para a valorização e a preservação desses animais.”, ressalta.
O livro foi produzido por várias mãos. A equipe da Gestão Ambiental auxiliou com informações técnicas e fotografias, enquanto alguns colaboradores enviaram seus registros para ilustrar as páginas.
A poeta Angélica Freitas, finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom em 2013, foi a responsável por fazer as páginas falarem de fauna.
Estreando como escritora deste tema, Angélica conta que pensou nos textos das enciclopédias que lia quando era criança para se inspirar.
“Minha preocupação foi atingir um equilíbrio: utilizar palavras que certamente são conhecidas pelas crianças, mas ao mesmo tempo introduzir palavras novas”, disse a poetisa.
A arte gráfica, pinturas de capa e abertura de capítulos foram obra de Odyr, ilustrador e cartunista.
“Lembro-me de alguns livros com pinturas de animais que vi quando criança, acho que eles capturam um pouco mais nossa imaginação que as fotografias e se alguma criança tirar disso um pouquinho mais de apreciação pela fabulosa diversidade da natureza, vai ter valido a pena”, disse satisfeito por ter realizado uma obra direcionada para crianças.
Os exemplares do livro serão destinados às bibliotecas das escolas dos dois municípios interceptados pelo empreendimento.
Fonte:
Ministério dos Transportes