Início Esportes Divisão de Acesso é cancelada

Divisão de Acesso é cancelada

Decisão foi anunciada pela Federação Gaúcha de Futebol após reunião com os clubes

Jair Eich confirmou que não há segurança sanitária e financeira para continuidade da competição estadual em 2020 – Arquivo/Riovale Jornal

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Iniciada no mês de março e suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus, a Divisão de Acesso 2020 está oficialmente finalizada. A decisão foi anunciada na última sexta, 21, pela Federação Gaúcha de Futebol após reunião por videoconferência com os 16 clubes participantes.

No encontro, foi deliberada a continuidade do campeonato. Após a entidade ter recebido manifestações de clubes no sentido da impossibilidade sanitária, organizacional e financeira, dirigentes de 15 clubes optaram pelo cancelamento da competição por não haver viabilidade para a retomada na atual temporada. Somente o Glória, de Vacária, votou pela retomada do campeonato. Dirigentes de 12 clubes afirmaram não possuir condições de cumprir os protocolos exigidos por órgãos governamentais.

Em nota publicada em seu site oficial, a Federação Gaúcha de Futebol esclarece que, por ser uma competição obrigatória, com acesso e descenso, e não de adesão, não seria possível viabilizá-la apenas com os clubes remanescentes, o que infringiria o seu Estatuto, o Congresso Técnico e os princípios do Estatuto do Torcedor.

Diante do quadro de total excepcionalidade que se impôs em razão do problema de saúde pública, a entidade se colocou à disposição para auxiliar os clubes a negociar com os atletas visando minimizar eventuais prejuízos financeiros a todos os envolvidos, clubes, jogadores e demais profissionais. A entidade ressaltou que encontra-se aberta para, em caso de melhoria das condições sanitárias no Estado, propor uma competição que congregue o máximo de clubes e profissionais neste ano.

Foto: Tiago Mairo Garcia/Riovale Jornal

Avenida, de Santa Cruz do Sul e Guarani, de Venâncio Aires, estão entre os clubes que optaram pelo cancelamento da competição estadual. O presidente do Avenida, Jair Eich, salientou que o encerramento precoce do certame não era desejado, mas acabou sendo a melhor decisão no momento. “Eu queria jogar, mas a questão é saber se vamos poder jogar? Hoje não temos segurança sanitária e financeira para uma retomada”, disse o presidente, salientando o alto custo dos protocolos e a falta de receitas para custear as despesas de jogos sem público. Sobre a possibilidade de a Divisão de Acesso ser disputada somente no segundo semestre de 2021, Eich confirmou que a ideia já vem sendo ventilada nos bastidores e frisou que ainda não tem posição definida sobre o assunto. “É uma possibilidade que precisa ser melhor debatida por todos os clubes do interior, independente da divisão”, finalizou o presidente do Avenida.