Início Geral Diversos bairros de Santa Cruz receberam melhorias

Diversos bairros de Santa Cruz receberam melhorias

Everson Boeck – [email protected]

Um relatório finalizado semana passada pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos apresentou as atividades executadas pela pasta no período de 9 de fevereiro a 31 de dezembro de 2011. O levantamento de dados destacou o serviço de iluminação pública. No total, durante todo o ano foram 20.051 procedimentos.
Em entrevista ao Riovale Jornal, o secretário Antônio Nascimento, explicou que este número se refere a colocação de novos pontos de iluminação, pedidos de consertos e eficientização (troca de lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio). As colocações ou trocas de lâmpadas por de vapor de sódio, que são extremamente econômicas e iluminam muito mais, registraram mais de 3 mil unidades. “Esta substituição gera uma economia muito grande. Além disso, nada está indo fora. As lâmpadas fluorescentes que estão sendo substituídas na cidade estão sendo colocadas no interior nos locais que não possuem.
As melhorias em iluminação pública foram feitas, segundo o secretário, em todos os bairros da cidade. Os pontos novos de iluminação estão 100% colocados no Bom Jesus, Menino Deus, Schultz, Cintia, Gloria, Harmonia e Imigrante; 90% nos bairros Cristal e Verena; 80% no Santuário; e mais de 90% nos demais bairros.
Foram feitos, em 2011, 825 atendimentos em bairros com mutirões para reposição de caçadas, conserto de esgotos e construção de bocas de lobo. Para o secretário, nos próximos anos será preciso um investimento maior no que se refere a encanamentos. “Antigamente a maior parte do encanamento de Santa Cruz foi feito sem planejamento e a cidade cresceu muito. Alguns lugares começam com um cano de um metro e terminam em um de 30 centímetros. É claro que vai estourar tudo, principalmente nas partes mais baixas”, explica.

TRÂNSITO: META ALCANÇADA

Nascimento ressalta, também, que a meta para o ano era chegar a mil atividades no setor de trânsito. Só nas placas foram 1.070 unidades: placas de sinalização novas com postes foram 940 (mais de 700 com postes de ferro), restauradas foram 50 unidades, aéreas 50 unidades, e 30 indicativas e informativas.
Outro destaque são as paradas de ônibus. Conforme o relatório, foram construídos 54 novos abrigos e 30 já existentes receberam melhoria nos telhados, totalizando 84 unidades. Além disso, a sinalização horizontal (no solo) da cidade foi feita em 19.500 metros quadrados.
Em relação às sinaleiras, 28 cruzamentos receberam melhorias. “Cada cruzamento possui quatro sinaleiras e cada uma delas têm três conjuntos de LED’s. Isto significa que foram investidos aproximadamente 336 novas LED’s. Uma diferença enorme se comparado com as antigas, tanto em economia quanto em qualidade do sinal, o que é nitidamente percebido pela comunidade, principalmente pelos motoristas”, enfatiza Nascimento. Também foram colocadas novas placas controladoras de semáforo em quatro unidades.
Uma novidade para a comunidade foi a instalação do primeiro semáforo para pedestres no cruzamento das Ruas São José com a Rua Coronel Oscar Jost. “Escolhemos este local por ser de trânsito médio e servirá como experiência, pois temos a intenção de instalar em outros pontos da cidade”, adianta.

Ataídes de Souza

Para o Setor de Trânsito foram confeccionadas mais de mil placas

Ana Souza

Quase 21 mil procedimentos em iluminação pública foram realizados em 2011