A presidenta Dilma Rousseff desembarcou hoje (10) no começo da tarde na Cidade do Panamá, onde participa da 7ª Cúpula das Américas. Dilma embarcou na Base Aérea de Brasília às 6h40 e deve chegar à capital panamenha às 12h40 (10h40 no horário local). Ela fica no país até amanhã (11) e, além das atividades da cúpula, terá uma série de encontros bilaterais, inclusive com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Pela primeira vez com a participação dos 35 chefes de Estado e de Governo do Continente Americano, a 7ª Cúpula das Américas deve selar a reaproximação diplomática dos Estados Unidos e Cuba. Será a primeira vez em mais de 50 anos que líderes dos dois países sentarão em uma mesa de negociação.
O primeiro compromisso de Dilma será uma reunião com o presidente do México, Enrique Peña Nieto. Em seguida, ela participa do Painel do Foro Empresarial das Américas, que vai debater a integração produtiva para o desenvolvimento inclusivo no continente.
Às 16h, Dilma vai se encontrar com o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg. Na última quarta-feira (7), o governo brasileiro lançou um pacto de combate à violação de direitos humanos na internet, com apoio do Facebook e outras empresas da rede. Em seguida, a presidenta brasileira terá uma audiência com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e uma reunião como o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.
À noite, Dilma participa da abertura oficial da 7° Cúpula das Américas e do jantar para os chefes de Estado e de Governo, oferecido pelo presidente do Panamá, Juan Carlos Varela Rodrigues. Após o jantar, Dilma e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, têm encontro marcado.
A reunião com Obama vai acontecer no sábado. Dilma retorna ao Brasil logo após o encerramento da cúpula, previsto para as 17h15. No Brasil, o presidente da República em exercício, Michel Temer, passa o dia em São Paulo, sem compromissos oficiais.