Início Geral Dicas para os cuidadores ajudarem as crianças e adolescentes

Dicas para os cuidadores ajudarem as crianças e adolescentes

Depois de quase dois meses de férias, festas de fim de ano, dias mais longos e calor, chegou a hora do retorno às aulas, e com elas a principal preocupação das famílias, como ajudar as crianças e adolescentes a voltar à rotina. Selecionamos algumas dicas para simplificar esse processo

Cíntia Mahl e Rafaela B. T. Santos dão dicas para o Volta às Aulas
DIVULGAÇÃO/RJ

Depois de quase dois meses de férias, festas de fim de ano, dias mais longos e calor, chegou a hora do retorno às aulas, e com elas a principal preocupação das famílias, como ajudar as crianças e adolescentes a voltar à rotina. Selecionamos algumas dicas para simplificar esse processo.

Nossa primeira dica para este momento é, converse com seu filho sobre esse novo momento e a necessidade de ter uma organização, comente a importância que o estudo possui para a vida dele (presente e futuro) e criem juntos um planejamento, porém lembre-se que o adulto é você, portanto você é o responsável.

Comecem a traçar esta nova organização diária, pensando no horário que precisam sair de casa todos os dias para que possam chegar na escola, ou pegar a van/ônibus no horário, a partir disso programem o horário de dormir. A dica de ouro é ajustar a rotina de sono, lembrando que, segundo estudos crianças entre 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono por noite, já os adolescentes, de 8 a 10 horas e os adultos precisam de mais de 7h por noite, a soneca da tarde não conta, nem trocar o dia pela noite.

Organizado o horário de sono, liste todas as tarefas que a criança/adolescente precisa cumprir no dia, sem esquecer de determinar um horário certo para realizar as tarefas de casa e estudar. Decidam sobre as atividades extra que a criança irá participar e lembre-se de deixar ao menos um turno da semana livre, pois uma agenda cheia demais não é saudável e o “tédio” é benéfico para o desenvolvimento das conexões sociais, estimula a criatividade e melhora a saúde cerebral.

Combine o tempo de tela que será permitido por dia, e principalmente o momento do dia em que as telas serão desligadas, uma vez que a exposição a luz artificial reduz em mais de 50% a produção de melatonina, hormônio envolvido na regulação do sono. É fundamental que neste plano tenha um horário para a prática de atividades físicas, que aumenta a produção de uma proteína essencial para a formação de novos neurônios e a reorganização de suas conexões. Não esqueça das refeições, e capriche na alimentação, essa é uma peça fundamental para um sono de qualidade que é essencial para a memória, concentração, atenção e aprendizagem.

Dialogue com seu filho sobre o primeiro dia de aula na escola, comente com ele que terá professores novos, uma nova sala e de repente colegas novos. Diga para ele acolher a todos com carinho e que aos poucos as amizades vão surgindo. Fale também da importância de estar atento às orientações dadas durante as aulas, peça que ele sempre busque anotar as informações comentadas, para que não “confie na memória”, pois como realizamos diversas atividades no decorrer do dia nem sempre conseguimos guardar todas as informações recebidas. Bem como, para ele não ter vergonha de perguntar quando não compreender alguma informação, pois o professor está lá para mediar este processo de aprendizagem e auxiliá-lo no que ele necessitar. E que ele tenha calma pois nas primeiras semanas sempre ocorrem ajustes na organização e que aos poucos tudo se ajeita.