Sara Rohde
[email protected]
No dia 25 de agosto a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realiza o Dia Sinodal da Igreja. O evento que ocorre de dois em dois anos desta vez será em Santa Cruz do Sul, no Colégio Mauá, com o tema ‘Igreja, Economia e Política: Construindo Pontes’.
O maior evento realizado a nível Sinodal contará com ampla programação envolvendo o Sínodo Centro Campanha Sul que abrange 28 paróquias, 120 comunidades com um total de 54 mil pessoas. Uma área que engloba desde Venâncio Aires até Uruguaiana, toda a região Centro, Centro Serra, Campanha e Fronteira Sul do Estado.
Conforme o Pastor Sinodal, Décio Weber, dentro da tradição o hábito é reunir pessoas que participam dessas comunidades para um grande dia, uma grande celebração. “Tentamos envolver as pessoas neste dia e mostrar o que acontece enquanto igreja no Sínodo. O objetivo é celebrar o tema dentro de uma sociedade que está dividida, onde opiniões diferentes dividem pessoas, comunidades e famílias. A ideia é refletir que enquanto igreja, tanto a economia como a política, a organização, tudo isso não está aí para dividir e sim somar, na vida e no bem viver de todas as pessoas. É tarefa também da Igreja auxiliar na construção de pontes e é esta temática que vamos estar abordando”, salientou.
Ainda segundo o Pastor Décio é importante que as comunidades participem do evento. “No braseiro uma brasa isolada apaga com muita facilidade. E várias brasas mantêm o calor por bastante tempo. Também é assim na vida da comunidade, na vida da sociedade como um todo, é importante a gente estar junto, celebrar aquilo que nos une e respeitar as diferenças. O estar reunido não faz com que as diferenças desapareçam, mas nos ensinam e nos animam a viver, apesar das diferenças em unidade. É o momento de percebermos que não estamos sozinhos no sonho da construção da paz e da justiça, de viver em um mundo fraterno. É celebrar a fé por esperança de dias melhores”, frisou.
O evento contará com ampla programação já na parte da manhã e segue ao meio dia e à tarde. A partir das 9 horas ocorre a recepção e às 10 horas será realizado o culto de celebração com a presença de cerca de 90 instrumentistas de diferentes comunidades que vão acompanhar as canções entoadas pelos participantes. O Dia Sinodal da Igreja contará com a presença de pastores e pastoras, além da participação do Pastor Eloir Weber, de São Leopoldo que vai abordar a temática do evento na reflexão da prédica.
Um desafio foi deixado como preparação das comunidades, uma celebração que abordará a temática da construção de pontes e a construção de relações de paz, explicou Décio. “Na celebração do Dia da Igreja as pessoas vão vir das comunidades e trazer um símbolo que vai auxiliar na ideia da construção de pontes. É um cadeado, pois dentro da tradição, em diferentes cidades no mundo, muitos casais realizam o compromisso e selam o amor através de um cadeado. Esse desafio nós deixamos para as comunidades, pois foram enviados cadeados de papel, e em cada cadeado as pessoas escreveram um compromisso com a paz. E essas pessoas vão trazê-los e colocá-los numa ponte que vai estar no espaço celebrativo”.
Ao meio dia será servido o almoço e na parte da tarde diversas ações serão realizadas. Entre elas as atividades simultâneas como palestras de prevenção a doenças, relacionamento familiar, com pai, mãe, filhos e filhas, relacionamentos entre casais e a importância da espiritualidade na vida das crianças. Segundo Décio, serão quatro palestras simultâneas de uma hora cada e os participantes poderão escolher duas opções.
No Teatro do Colégio Mauá acontecem as apresentações teatrais por parte das escolas da rede sinodal que têm vínculo com a IECLB, como o Colégio Mauá de Santa Cruz, o Instituto Sinodal do Imigrante de Vera Cruz, o Colégio Gaspar de Venâncio Aires e o Colégio Barão do Rio Branco de Cachoeira do Sul. Haverá também apresentações de danças de quatro grupos folclóricos da região além da apresentação de ginástica rítmica do Mauá. Um espaço para as crianças será montado onde lideranças comunitárias irão desenvolver atividades. Para os jovens também haverá um espaço.
O evento Dia Sinodal da Igreja é gratuito e aberto a todos. A entrada principal será pela Rua Osvaldo Cruz, rua do ginásio da instituição, mas pela frente do Colégio Mauá os portões estarão abertos. A recomendação é levar cuia, pois haverá erva-mate e água quente à disposição. Se possível os participantes devem levar cadeiras. No local serão vendidos lanches, mas quem quiser pode levar o seu.
Programação
9 horas: Chegada
10 horas: Culto
12 horas: Almoço
13 horas: Apresentação da Grande Orquestra do Dia Sinodal da Igreja
13h30: Atrações como teatro, música com o grupo Ânima, apresentações artísticas, espaço jovem e criança e aconselhamento pastoral. Haverá também palestras sobre prevenção à saúde, relacionamento familiar com os filhos (as), relacionamento entre casais, e crianças e sua espiritualidade (Missão Criança). As palestras ocorrem em dois momentos: às 13h30 e às 14h30.
15h30: Retorno ao ginásio
15h45: Encerramento