Início Colunas Dia Mundial do Rock no Colégio Mauá

Dia Mundial do Rock no Colégio Mauá

No último domingo, 13 de julho, o torcedor brasileiro assistiu atônito (e com total embaraço, devido ao trauma do 7 x 1) à seleção argentina driblar com maestria os grandiosos alemães. O alívio de não sentir ainda mais humilhação, caso os rivais hermanos se consagrassem campeões, só foi sentido no final da partida com o gol de Mario Götze, que garantiu o tetracampeonato para a seleção alemã.
Poucos lembram, mas nesse mesmo dia 13 é comemorado no Brasil o Dia Mundial do Rock. A comemoração ficou bastante amortecida pela efervescência desportiva – o que é compreensível.
É interessante lembrar o porquê dessa data em homenagem ao rock. Em 13 de julho de 1985, aconteceu em um mesmo dia vários shows de rock em Londres e Filadélfia. A simultaneidade dos shows foi organizada por Bob Geldof, e foi intitulada “Live Aid”. O principal objetivo era angariar fundos para reduzir a fome na Etiópia. Inúmeras bandas famosas na época (e que têm grande fama ainda hoje, pela sua originalidade) participaram do evento, como Queen, Led Zeppelin, Dire Straits, Scorpions, U2, Black Sabbath, Phil Collins (o qual, durante o show, lançou a ideia de um dia mundial para comemorar o rock. Pois é… no Brasil a ideia vingou) e outras.
Os amantes do rock dizem que a data é hoje bastante nostálgica, já que o velho e bom rock virou peça de museu, nos restando apenas gravações e também audições que alguns poucos roqueiros se empenham ainda em fazer.
É nesse clima de perpetuação do velho e bom rock que será realizado hoje, terça-feira, no Teatro Mauá, o 7º Aulão de História. Trata-se de uma aula com vídeos, peças teatrais e muito rock ao vivo, produzida pelos alunos, ex-alunos e amigos do Colégio Mauá, sob a coordenação do professor de história Waldy Lau Filho. É uma aula bastante enriquecedora, onde o rock e os acontecimentos mais marcantes da história se entrelaçam numa atmosfera de reflexão e criticidade.
Esse ano o Aulão será dedicado à história do nosso país. O slogan já foi lançado: “O rock canta & conta a história do Brasil”. Além das muitas apresentações conduzidas pelos alunos, o Aulão de História também irá homenagear a banda santa-cruzense Iris Ativa, que fez a diferença na história do rock em Santa Cruz do Sul. A banda fará um pocket show no final da noite.
Vamos prestigiar esse evento! O Aulão tem início às 20h, o ingresso é 1kg de alimento não perecível.
Vamos lá… é dia de rock bebê!