Mulheres de toda a região estarão reunidas em um grande evento em Passo do Sobrado, no Balneário Moraes, de Rincão de Nossa Senhora. O Município anfitrião sediará, no dia 8 de março, o 26° Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento, que celebra o Dia Internacional da Mulher, terá como tema Mulheres Trabalhadoras Rurais em busca do seu protagonismo, soberania alimentar e saúde coletiva, e organização da Comissão Regional de Mulheres, Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e o Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) de Passo do Sobrado. Quem for participar deve estar com as vacinas em dia e apresentar a carteira de imunização como comprovante.
A recepção e acolhida inicia a partir das 8h; mística e abertura, 9h; palestra motivacional, às 9h30; bênção ecumênica, às 10h30; abertura oficial com a entrega da carta de reivindicação, às 11h; show de talentos a cargo de Passo de Sobrado e Regional, às 11h30; peça teatral, tenda da Herta e Thiltapes, às 12h30; música ao vivo a partir das 13h30, seguido de visita às agroindústrias, artesanato, flores e Banca das Margaridas.
A estimativa, segundo a presidente do STR de Passo do Sobrado, Andreia Gabe, é de reunir um público de duas mil pessoas. Entre as presenças confirmadas, destacam-se o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci de Oliveira, e a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Silvana Covatti. O último Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais ocorreu em 2020, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
Anualmente, são feitos rodízios dos municípios que participam para escolher o local que será sede do evento.
O objetivo da iniciativa é salientar a importância das mulheres protagonistas no meio rural, nas agroindústrias, produção de alimentos, na produção do tabaco, e que exercem tantas outras atividades, enfatiza a coordenadora Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Salete dos Passos Faber, que também é secretária do sindicato em Santa Cruz do Sul. “Queremos valorizar as trabalhadoras rurais que tanto se dedicam na produção dos alimentos para toda a sociedade e quanto elas se preocupam em produzir alimentos saudáveis. Também chamamos a atenção para a saúde coletiva, uma conquista através do Sistema Único de Saúde (SUS) na década de 1980 e que beneficia muitas delas. São lutas pelo bem comum e coletividade”.
Salete, que é filha de agricultores de Sobradinho, iniciou muito cedo no movimento sindical. Com 18 anos, passou a residir em Santa Cruz do Sul e sempre participou das ações. Ela é a primeira mulher a ocupar uma vaga junto à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras.
A coordenadora destaca que o ponto forte da programação será a entrega da carta de reivindicação. “São pedidos aos entes políticos nos níveis municipal, regional, estadual e federal para que deem ênfase nas propostas elaboradas pelas comissões municipais e os dez sindicatos que compõem nossa regional. Estão pautados na carta assuntos relativos à habitação rural, educação do campo, a importância da saúde coletiva do SUS, os altos custos dos insumos que vêm assolando o trabalho das mulheres, cuidados com a saúde mental das trabalhadoras rurais, o crédito fundiário, entre outros”, pontua.
Segundo Salete, o evento será no Balneário Moraes porque é gestado por uma mulher e foi adquirido através do crédito fundiário e que explora as questões do turismo rural em Passo do Sobrado. “Queremos mostrar o quanto precisamos estar evidenciando e falando da importância do trabalho dessas mulheres. Ser mulher não é fácil e muitas vezes o trabalho rural e o familiar não são vistos como devem. Elas trabalham na lavoura e cuidam da família. Esperamos evoluções nesse sentindo no meio rural”.
Estarão reunidos no evento representantes de 10 Sindicatos Rurais, que são compostos por 16 municípios. Entre eles, Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco, General Câmara, Gramado Xavier, Pantano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Herveiras, Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Vera Cruz. Também terá o município convidado, Candelária.
Ana Souza