Ricardo Gais
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Muitas pessoas foram às ruas neste último fim semana para comprar o presente ideal para o Dia dos Pais. Com a data comemorativa, os comerciantes de Santa Cruz do Sul aproveitaram para realizar promoções e tentar dar uma alavancada nas vendas, já que devido à pandemia de Covid-19, o comércio é um dos que mais está sendo afetado pelas regras de distanciamento social.
O presidente do Sindilojas do Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, destacou que o cliente procurou pelas lojas que estavam oferecendo promoções. “Já se verificava que o consumidor está mais cauteloso nas compras, visto que ele está fazendo orçamentos e acaba optando por comprar onde há mais vantagens, e as promoções foram o fator determinante para as vendas e o consumidor está atento nessas condições”, disse.
De acordo com Spode, ainda não se sabe como foram as vendas em Santa Cruz, já que o acesso a essas informações leva mais tempo atualmente devido à pandemia, mas disse que as primeiras informações dão conta de que houve um grande movimento dos consumidores. “Uma data comemorativa sempre acaba aquecendo as vendas, sendo mais um fator que traz o consumidor para as lojas”, destaca.
O maior movimento foi registrado na última sexta-feira, 7, e sábado, 8. “O pessoal carregando sacolas é um sinal de que foram as compras. Ainda não se sabe se foi melhor que no ano passado, mas nossa expetativa é que a gente tenha conseguido um desempenho igual a 2019”, salienta.
O que prejudicou as vendas foram as normas de prevenção da Covid-19. No entanto, o presidente do Sindilojas destaca que as regras são de suma importância neste momento que estamos vivendo. “Apesar de o comercio poder trabalhar aqui em Santa Cruz – seguindo as normas de higiene – ainda não é a flexibilização que a gente almeja e que apesar dos cuidados, acaba atrapalhando um pouco o vestuário e calçados”, comenta. De acordo com Spode, as vendas devem ter sido puxadas principalmente por estes setores.
Uma pesquisa realizada pela CDL Santa Cruz, com os 26,5% dos 348 sócios da entidade, ouvidos ao longo da semana passada, destacou que mesmo em meio à pandemia, era esperado pelos lojistas um aumento nas vendas neste período do Dia dos Pais em relação aos períodos anteriores deste ano.
De acordo com a pesquisa, num âmbito geral, 40% dos que responderam não esperam crescimento ou retração em relação ao mesmo período do ano passado: 28,6% esperam um crescimento de até 10%; 14,3% esperam crescimento maior que 10% e 17,1% esperam retração de até 50% nas vendas.
Marcio Farias Martins, presidente da CDL Santa Cruz, destaca que mesmo com a crise, os lojistas esperam um leve aumento nas vendas dos Dias dos Pais. “Segmentos mais voltados para esta data devem ter um desempenho melhor. Os demais ainda revelam estar pessimistas em relação à pandemia e ao momento em que estamos vivendo”, observou.