Luísa Ziemann
[email protected]
Relações que se fortalecem através do trabalho e convívio diário. Não é difícil de se encontrar muitos filhos que optaram por seguir a mesma carreira dos pais ou, então, tocar o negócio criado por seus genitores. Nesses casos, a relação entre pai e filho, muitas vezes, ganha outros sentidos. O pai se torna, por vezes, chefe. Em outras, professor. E é entre os ensinamentos sobre a vida e também sobre o trabalho que o elo familiar se fortalece. É o caso da família de Jair Limberger. Fundador e proprietário da City Car, hoje o empresário conta não apenas com um “braço direito” em seus negócios, mas com dois. São os seus filhos: Christian, de 24 anos, e William, de 21 anos.
Tudo começou ainda na infância, quando Christian e William passavam as tardes correndo por entre os carros da revenda do pai. Aos poucos, o que era apenas brincadeira de criança foi se tornando mais interessante e atrativo para os meninos, que durante a adolescência faziam questão de passar o turno inverso ao da escola dentro da City Car – onde, perambulando por todos os setores da empresa, aprendiam um pouco de cada coisa, desde a limpeza dos veículos até os serviços de contabilidade.
Mas, segundo Christian, nada aconteceu de maneira forçada. “Foi tudo muito natural. Eu acredito que gostar de carros já é algo presente em muitos homens, e com a gente não foi diferente”, salienta. “Meu pai nunca nos obrigou a estarmos dentro da empresa ou a gostarmos de carros ou de vendas. Ele sempre nos disse para sermos os melhores naquilo que quiséssemos ser.” Porém, com o feeling para o negócio, não demorou muito para que ambos se tornarem, além de filhos, funcionários de Jair.
William lembra que, assim como muitos funcionários da empresa, eles começaram de baixo. “Não entramos na empresa já ocupando cargos de gerência. Começamos pelos serviços de rua, como bancos e contabilidade. Passamos pela limpeza dos veículos, parte de documentação. Conhecemos todos os processos do negócio”, destaca o mais novo. Esses ensinamentos, aliás, todos vieram de Jair, que fazia questão de incluir os filhos em reuniões e viagens à trabalho sempre que possível – incentivando e passando seus conhecimentos para aqueles que se tornariam o futuro da City Car.
Hoje, cada um dos filhos está a frente de uma das vertentes da empresa. Christian é o responsável pelo setor de locação de veículos e William pela revenda. Jair, que dirigiu a City Car Veículos nas últimas duas décadas, ainda participa das tomadas de decisões e se orgulho pelo fato de que a paixão pelo negócio e por carros foi literalmente transmitida de pai para filhos. E, muito em breve, uma nova geração chegará para também correr entre os carros da City Car: Christian será pai de seu primeiro filho, Raví, que chega em janeiro.
Em meio às mudanças e evoluções da empresa, Jair permanece na sociedade, empregando a experiência de mercado e os conselhos de vida aos filhos, pois foram eles que moldaram a postura e comportamento dos dois. São estes valores de humildade, transparência e ética que os filhos assumem, com a responsabilidade de levar adiante a trajetória de uma das mais conceituadas revendas da Região Sul do Brasil. Para Christian, as palavra que definem tanto o seu pai como a City Car são superação e credibilidade. “Aprendemos isso com o nosso pai e sempre tentamos repassar a todos nossos clientes e amigos. Ele teve muito trabalho para chegar até aqui, e tentamos seguir o nosso negócio sempre passando confiança para quem nos procura.”