Foi com um sorriso no rosto expressando toda a alegria pelo encontro, que o Dia Internacional do Idoso foi celebrado na terça-feira, dia 1º, no ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em uma realização conjunta entre o Serviço Social do Comércio (Sesc), Unimed, Unisc e prefeitura de Santa Cruz, foi promovida uma Mateada Cultural. Cerca de 300 idosos, incluindo grupos atendidos pela sociedade civil e prefeitura, prestigiaram a programação.
O encontro contou com vários serviços de saúde, como a aferição da pressão arterial, tipagem sanguínea, além de orientações e informações de serviços prestados por entidades como o Centro Municipal de Referência do Idoso (CRI), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz (Apopesc), Uniama, da Unisc, e Maturidade Ativa, do Sesc.
Quem prestigiou a atividade foram as amigas Elizabete Rodrigues, de 64 anos, e Maria dos Santos, de 75, que participam do grupo de terceira idade do Cras Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória. “A vida precisa de movimento e eu nunca fico em casa, vou pra casa só para dormir”, brincou Maria.
A programação contou com uma atividade lúdica realizada pelo grupo do Dr Só Risos, muita música, dança e apresentação do Coral Maturidade Ativa, do Sesc. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, o município conta com vários projetos voltados ao público acima dos 60 anos, como o Maturidade Esportiva, que oferece atividade física a cerca de 800 idosos, além dos grupos atendidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Enquanto poder público, procuramos cada vez mais proporcionar mais serviços de atenção à pessoa idosa, garantindo a proteção e fortalecimento dos vínculos comunitários”, afirmou.
Ainda segundo ela, a agenda para o mês da Longevidade oferecerá uma série de atividades. No dia 9, 14h, no Auditório Central da Unisc, haverá uma conversa sobre cuidados com a saúde, com o médico acupunturista, Eduardo Bernhard. Já no dia 17, às 9h30, ocorrerá a Caminhada da Maturidade, a partir da Praça Getúlio Vargas. No dia 22, haverá a Feira Cultural dos Idosos, na Praça da Cultura, e no dia 30, Audiência Pública, promovida pelo Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara de Vereadores.
Dia do Idoso reúne cerca de 300 participantes na Unisc
Encontro contou com vários serviços de saúde