O Dia do Homem, no Brasil comemorado em 15 de julho, tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados da saúde masculina. Com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia, a data também tem o objetivo de conscientizar e melhorar a saúde do homem. Atualmente eles apresentam maior taxa de mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoa adulta no país, duas são de homens. Na faixa etária dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior do que as mulheres.
Os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres. Isso porque a resistência deles em procurar cuidados médicos e realizar atitudes preventivas é alta. O índice de doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial são elevados, bem como do fato de maior tendência à obesidade. Além disso, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e trabalho, e encontram-se envolvidos na maioria das situações de violência.
PRINCIPAIS DOENÇAS
Entre as principais doenças que atingem mais os homens do que as mulheres estão: infarto, derrame, doenças mentais e câncer, principalmente o de pulmão. Além disso, eles também sofrem mais com colesterol alto e pressão alta.
O Ministério da Saúde recomenda que a partir dos 20 anos os homens comecem a medir periodicamente a glicose para verificar o nível de açúcar no sangue, e assim evitar o diabetes. Exames de pressão arterial, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis também devem ser feitos a partir dos 20 anos.
Já aos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda que os homens que têm histórico de câncer na família façam exame de próstata. O hábito de se realizar “check-ups” preventivos não é comum dos homens, o que facilita a evolução de doenças que poderiam ser evitadas.
POLITICA NACIONAL
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), lançada em 2009 pelo Ministério da Saúde, tem entre outros objetivos alertar a população masculina sobre a prevenção de doenças, além de facilitar e ampliar os serviços de saúde.
Uma outra meta é qualificar e aumentar o acesso, o acolhimento dos homens às ações e aos serviços de assistência integral à saúde, mediante a atuação nos aspectos socioculturais, sob a perspectiva de gênero, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbidade, da mortalidade e da melhoria das condições de saúde.
O governo federal tem destinado recursos para alguns municípios brasileiros com o intuito que estes elaborem propostas na faixa etária de 20 a 59 anos, abordando temas relativos às seguintes áreas: acesso e acolhimento do público masculino nos serviços de saúde; paternidade e cuidados, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de violências e acidentes. Cada projeto pode conter um ou mais temas citados. Os projetos deverão ser encaminhados para o Ministério da Saúde para o site FormSUS. O prazo final para o envio é dia 27 de novembro. Posteriormente serão divulgados os projetos contemplados e os recursos que serão repassados aos respectivos municípios.
Divulgação/RJ
Dicas para uma vida saudável
1 – Dê risada
Dar risada não apenas diminui o estresse, mas também promove os laços sociais e diminui a pressão sanguínea. Rir também pode melhorar seu sistema imunológico. Então traga mais humor à sua vida, saindo com os amigos, assistindo a programas engraçados na televisão ou fazendo qualquer outra coisa que tire de você longas risadas.
2 – Não pule o café da manhã
Comer fibras no café da manhã significa menos fome durante a tarde, o momento em que você mais se sente cansado e que mais precisa se presentear com algo doce. Ter a primeira refeição logo cedo também mantém seu metabolismo mais ativo durante o dia. E o resultado é facilmente visto: pessoas que comem no café da manhã são mais magras que as pessoas que saem para a rua sem passar pela cozinha.
3 – Durma o suficiente
Sete horas de sono por noite não apenas ajudam você a viver mais, mas também diminuem seu estresse e aguçam sua memória .Fixe um horário para dormir e cumpra-o todos os dias.
4 – Repare no vaso sanitário
Não dê a descarga tão rápido. Vire-se e observe suas fezes: elas trazem informações de como vai sua saúde. Elas devem ser macias e em formato de S. Se estão granulosas ou em formato de bolas de gude, faltam fibras e água na sua alimentação.
5 – Cuidado com suas costas
Mesmo se você estiver curvado de dor nas costas, ficar deitado na cama só vai piorar as coisas. As últimas pesquisas mostram que se deitar na cama enfraquece os músculos das costas e prolonga o sofrimento. Nada de massagens da namorada ou esposa: levante-se e procure um médico que diagnostique seu problema.
6 – Experimente as cores
Comidas com cores brilhantes são ricas em flavonoides e carotenoides, componentes poderosos que se “ligam” aos danosos radicais livres do seu corpo. Coma 9 porções de frutas e vegetais coloridos por dia e você irá colher osbenefícios sem ter que desistir de outras comidas. Lembre-se: frutas e vegetais são mais poderosos e mais baratos que os remédios vendidos nas farmácias.
7 – Escovar os dentes nunca é demais
Lembre-se sempre de usar o fio dental. Não importa o quão bem você escova os dentes, sempre vai ficar algum resto de alimento. Os benefícios de passar o fio dental vão além da higiene: a gengivite pode aumentar o risco de se ter alguma doença coronária.
8 – Nenhum homem é uma ilha
Por que você acha que mulheres vivem mais que os homens? Uma das principais razões é que elas formam laços mais estreitos e costumam colocar para fora todos seus problemas. Se você enfrentar os obstáculos da vida sozinho, vai envelhecer mais rápido. Com o amor e apoio de outra pessoa, a idade interior e o estresse com certeza vão ser reduzidos.
9 – Evite dietas da moda
Fique sabendo: o segredo para perder peso não é evitar carboidratos, gorduras, alimentos amarelos, que começam com a letra M e outras maluquices. O truque é simples: é só diminuir 100 calorias do que você costuma consumir por dia. Pode parecer mentira, mas isso irá fazer você emagrecer cerca de 5 quilos por ano.
10 – Seja um paciente esperto
Especialistas podem ajudar você a se manter com uma boa saúde, mas a responsabilidade é toda sua. Antes de fazer uma cirurgia ou ser submetido a algum procedimento médico, procure por uma segunda opinião. Além disso, lembre-se de manter um histórico médico com todas as informações sobre sua saúde na internet. Assim você pode ter seus dados em mãos em qualquer lugar que for. Faça seu prontuário aqui.
11 – Perca a barriga de cerveja
Muitos homens apertam os cintos abaixo de sua cintura. É apenas um jeito de evitar a verdade sobre sua enorme barriga. Meça com uma fita métrica a circunferência da sua barriga e tenha como referência o ideal de 94 cm. Se tiver mais que isso, é bom começar a se exercitar, pois muita gordura abdominal aumenta as chances de ataque cardíaco e diabetes.
12 – Vá de chá-verde
Ele tem nutrientes que protegem o coração e que previnem o câncer, coisa que o chá-preto não oferece. E chá-verde também tem o poder de despertar! Além de tudo, se colocado gelado no couro cabeludo, é capaz de combater a caspa.
13 – Melhore seus números
Cuide dos seus números. A sua pressão sanguínea deve estar perto de 12 por 8, seu LDL colesterol deve ser inferior a 100. Já sua pressão cardíaca, em repouso, deve ser abaixo de 70. O açúcar no seu sangue, quando em jejum, deve ser abaixo de 100. Se seus números não estão ideais, mude sua dieta até eles chegarem ao ponto.
14 – Adicione alguns quilos
Gastar apenas 30 minutos duas vezes por semana levantando peso pode fazer você desenvolver uma boa massa muscular. Além disso, ajuda você a eliminar aquela barriguinha de chope. Não tem pesos em casa? Coloque uma barra em uma das portas e levante o peso do seu corpo. Esse exercício trabalha as costas, o peitoral, os braços e a barriga de uma só vez.