O cirurgião-dentista, para poder exercer suas atividades, precisa do diploma de curso superior em odontologia, com duração média de cinco anos e estágio obrigatório sob supervisão de professores. Para especializar-se, o profissional pode fazer pós-graduação, com duração média de dois anos, na área escolhida. O profissional deve manter-se sempre atualizado sobre os mais recentes desenvolvimentos da odontologia.
Dentre as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia a Periodontia é aquela que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal.Além disso, através da periodontia é possível muitas vezes corrigir defeitos estéticos como, por exemplo, o sorriso gengival e as retrações gengivais.
As doenças periodontais são aquelas que acometem os tecidos de proteção e sustentação dos dentes, ou seja, gengiva, cemento radicular, ligamento periodontal e osso alveolar. Elas atingem a grande maioria da população e sãojuntamente com a cárie dentária uma das maiores causas de perdas dentárias. Diferentemente da cárie que gera dor e faz a pessoa procurar um cirurgião dentista, a doença na gengiva é bastante traiçoeira. Seus sintomas são bastante sutis(sangramento ao passar o fio dental ou ao escovar os dentes, gosto ruim na boca, pode ocorrer um leve inchaço e descolamento da gengiva) e muitas vezes não são suficientes para fazer o paciente procurar ajuda.
Quando a doença periodontal gera dor é porquejá está bastante avançada não tendo muitas vezes mais o que fazer e a pessoa acaba perdendo o dente. Por isso é muito importante o diagnóstico precoce e a prevenção. O tratamento da doença periodontal é muito tranquilo e indolor. Consta basicamente da descontaminação da superfície dentária e reeducação de hábitos de higiene oral para que se consiga a eliminação da infecção.Ele proporciona além da cura da doença melhora da qualidade de vida do paciente.
O mercado para os profissionais da odontologia, assim como para a maioria das outras áreas de trabalho, está cada vez mais concorrido. Então, mais do que nunca, para obter sucesso, os profissionais devem estar se atualizando constantemente, devem ser muito responsáveis e competentes, mas antes de tudo, devem amar a sua profissão!
Comemorar o dia do cirurgião-dentista é muito importante para valorizar este profissional que promove a saúde bucal da nossa população. Possuir dentes e gengivas bonitos e saudáveis é fundamental nos dias atuais. Eles são o nosso “cartão de visitas” e proporcionam aumentoda auto-estima, facilidade nos relacionamentos interpessoais, enfim melhor qualidade de vida. Parabéns a todos os cirurgiões-dentistas pelo nosso dia!
Divulgação/RJ
Cirurgiã-dentista CRO 11291
Especialista e Mestre em Periodontia
Professora do Curso de Odontologia da Unisc