Início Especiais Dia do Dentista: O Cirurgião-Dentista e a manutenção de seus equipamentos

Dia do Dentista: O Cirurgião-Dentista e a manutenção de seus equipamentos

A manutenção dos equipamentos odontológicos é um fator que deve ser tratado com prioridade pelo Cirurgião-Dentista como qualquer outro processo do seu consultório odontológico. A negligência quanto aos cuidados com os equipamentos, muitas vezes pode se tornar uma grande dor de cabeça.
A assistência técnica de equipamentos odontológicos é vista como deficiente pelos Cirurgiões-Dentistas, principalmente pela falta de técnicos e empresas especializadas, que pela alta demanda em serviços muitas vezes não conseguem executar o atendimento de ocorrências técnicas urgentes.
Mas este problema se resume não apenas a alta demanda de serviços para as empresas de assistência técnica e a falta de tempo, mas também pelo gerenciamento das manutenções pelos Cirurgiões-Dentistas. Hoje é extremamente incomum a utilização de manutenções preventivas nos consultórios, a fim de se prevenir os problemas decorrentes durante atendimentos clínicos, e também a falta de informações sobre o funcionamento dos equipamentos.
Muitos procedimentos simples podem ser adotados pelo próprio Cirurgião-Dentista, como por exemplo, a leitura e interpretação de manuais técnicos, a execução das manutenções regulares descritas pelo fabricante, a verificação e acompanhamento regular dos equipamentos quanto à deterioração de mangueiras, peças e partes, desgastes naturais de uso, lubrificação, vida útil dos componentes, limpeza e assepsia correta e pequenas anomalias no funcionamento.
A importância da manutenção preventiva e corretiva justifica-se não apenas por reduzir os dispêndios com equipamentos odontológicos e garantir a segurança de seus usuários, mas também por evitar o elevado custo social causado pelo tempo de indisponibilidade de uso desses equipamentos.
Os custos gerados com manutenção não devem ser vistos como gastos, e sim como investimento, pois certamente se pagarão no futuro. Um consultório parado por mau funcionamento dos equipamentos não implica apenas na renda e tempo perdido, mas também na imagem do Cirurgião-Dentista. Por isso, cuide bem do seu consultório odontológico da mesma forma que cuida dos seus pacientes, pois esta é a sua ferramenta de trabalho e andará ao seu lado na caminhada pelo sucesso.

Divulgação/RJ

* Proprietário e Técnico em Manutenção de Equipamentos Médico-Odontológicos na Empresa ClinicalServ Assistência Técnica