Diversas situações podem causar desconforto estético para pacientes em odontologia. Pode-se considerar que os espaços entre os dentes, ou a ausência de contato entre dois ou mais dentes consecutivos seja uma condição que faça o paciente buscar ajuda profissional tanto para corrigir a estética como também por motivo de melhora na mastigação. Dentre os motivos que levam a esta condição podemos citar como mais frequentes as extrações, agenesias (ausência genética de dentes), discrepância de tamanho dos dentes entre outros.
Diferentes alternativas de tratamento podem ser utilizadas para a correção, como o tratamento ortodôntico com fechamento total dos espaços, tratamento ortodôntico com organização da posição dos dentes para posterior instalação de implantes ou próteses, fechamento dos espaços através de restaurações ou próteses. Muitas vezes, somente o tratamento ortodôntico não é o suficiente para solucionar os casos de fechamento de espaços. Desta forma, uma abordagem multidisciplinar é fundamental. A associação entre tratamento ortodôntico e implantes dentários pode ser uma solução de tratamento multidisciplinar de ótimos resultados. Para cada uma das opções existem vantagens e desvantagens e a terapia deve ser escolhida de acordo com a indicação técnica de cada caso.
A recuperação de espaço para posterior colocação de implantes ou próteses facilita a adequação funcional e estética. Deve-se salientar que, quando o caso apresentar uma relação entre arcada superior e inferior normal e existir apenas as ausências dentárias, o fechamento dos espaços com aparelho é contraindicado. Sendo assim os implantes representam hoje uma das melhores opções de tratamento para perda dentária, permitindo uma solução estética e funcional sem a necessidade de desgaste dos dentes vizinhos para o suporte de próteses fixas.
No caso de opção por um tratamento multidisciplinar entre ortodontia e implantodontia a inter-relação começa no planejamento inicial do paciente, a movimentação ortodôntica prévia é essencial para promover uma melhora na posição dentária, distribuir os espaços e planejar a instalação dos implantes dentários ao final do tratamento ortodôntico. Desta forma teremos um trabalho com ótimo prognóstico otimizando a estética e com resultado duradouro.
Doutores Michele Zancanaro e Júlio Tirelli
Fotos: Divulgação/RJ
Imagem registra os espaços entre os dentes
Imagem Agenesia Dentária
Fotos registram o procedimento do implante com porcelana