Início Especiais Dia do Dentista: as doenças respiratórias alérgicas e a saúde bucal

Dia do Dentista: as doenças respiratórias alérgicas e a saúde bucal

A primavera é uma estação que se caracteriza pela manifestação de doenças respiratórias alérgicas. Com as mudanças de temperatura, as crises de rinite alérgica e asma costumam ser cada vez mais freqüentes.
No consultório dentário, é possível constatar que os pacientes com predisposição a doenças respiratórias possuem maior probabilidade de desenvolver gengivite e cárie. O uso de corticóides, para o seu tratamento, diminui o pH da saliva, aumenta o número de microrganismos na cavidade bucal e aumenta o risco à doenças de boca. Os pacientes que precisam fazer uso constante e prolongado de medicação antialérgica também podem apresentar Bruxismo.
Por estes motivos, torna-se fundamental fazer consultas regulares ao dentista. Nestas visitas, é possível verificar os fatores que estão aumentando o risco de doenças bucais, para tratá-las, amenizá-las ou preveni-las. As limpezas freqüentes dos dentes em consultório, as orientações de dieta, as instruções de higiene bucal e uma alimentação adequada possibilitam diminuir o risco e as conseqüências das lesões.
Os tratamentos feitos para as crianças costumam ser à base de xaropes que, adocicados, contribuem para o desenvolvimento da cárie. Além disto, a diminuição do fluxo salivar, que representa um efeito adverso da medicação, influencia o pH, agravando o risco de lesões bucais.
Assim, manter a cavidade bucal limpa é de suma importância, principalmente após o uso destas medicações. A prevenção de cárie deve ser feita sempre. No entanto, em pacientes com problemas respiratórios alérgicos, esta prevenção deve ser ainda mais freqüente, pois a probabilidade de se ter cárie, gengivite e até Bruxismo é maior.

Divulgação/RJ

Cirurgiã-dentista Lisa Scheidt