No mercado imobiliário, o corretor de imóveis é peça-chave. Esse profissional possibilita transações de compra, venda ou aluguel de imóveis de maneira qualificada e eficaz. Com conhecimentos específicos, ele pode construir uma ponte de confiança entre a imobiliária e o cliente. Para tanto, o corretor precisa desenvolver habilidades de se relacionar com as pessoas, ter muita disciplina e dedicação ao trabalho. Devido à importância dessa profissão, foi criado o Dia do Corretor de Imóveis para celebrar os serviços prestados por pessoas que exercem o cargo.
Quando surgiu a profissão de corretor imobiliário?
Você sabia que a profissão de corretor de imóveis é antiga? No Brasil, existem registros desses profissionais desde a colonização. Principalmente no século 20, a atuação foi se popularizando com o crescimento de zonas urbanas e desenvolvimento das cidades.
Isso porque adquirir casas e espaços para desenvolver atividades comerciais e pessoais se tornou uma necessidade. Assim, a criação do primeiro Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) no Brasil aconteceu em 1962, fortalecendo a classe.
Nessa data, também foram criadas mais seis unidades do conselho e, em 5 de outubro de 1974, o Creci da 13ª região foi fundado. Essa nova sede passou a ser conhecida como a “Casa dos Corretores de Imóveis”. Dessa forma, o setor foi se profissionalizando e desenvolvendo estratégias de trabalho.
Em 2023, havia 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis no Brasil, além de 50 mil empresas que contribuem para intermediar negócios imobiliários. Ao todo, existiam mais de 430 mil profissionais da área no país, até 2021.
Como funciona a atuação desses profissionais no mercado?
Os corretores imobiliários possuem a responsabilidade de intermediar negociações de locação, venda ou compra de imóvel. A atuação envolve diversas funções, como:
oferecer suporte e orientação ao cliente em todo o processo de negociação;
intermediar negócios assessorando as propostas e valores de ambas as partes;
solicitar e conferir toda a documentação imobiliária envolvida;
auxiliar clientes após o término de transações;
estudar o mercado por meio de fontes confiáveis, como órgãos especializados.
Além disso, o profissional deve aprofundar seu entendimento sobre a parte burocrática da negociação para auxiliar os clientes. Ainda, é um diferencial conhecer amplamente as localizações, arquitetura e características específicas dos imóveis que negocia.
Ao atuar profissionalmente, o corretor pode escolher um nicho. Isso direciona o estudo e promove a especialização do trabalho. Entre as opções, vale destacar:
lançamentos;
venda de imóveis de terceiros;
loteamentos;
locações;
administração;
financiamento;
salas comerciais;
avaliações.
Caso o corretor seja especializado em alguma área, isso não o impede de trabalhar em diferentes ramificações do mercado. Porém, a especialização é uma forma de demonstrar maior qualificação para prospectar clientes.
Como se profissionalizar para ser corretor de imóveis?
Quando se fala em profissionalização, é necessário fazer um curso que valide o exercício da atividade. Para exemplificar, existem três deles:
Técnico em Transações Imobiliárias (TTI);
Curso superior tecnólogo em Gestão Imobiliária;
Bacharelado em Ciências Imobiliárias.
Geralmente, o estágio é obrigatório na realização dos cursos. Para fazê-lo, é preciso ter autorização do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que regulamenta a profissão. Assim, o próximo passo é se inscrever no Creci para que você seja amparado por lei ao exercer a atividade.
Além da parte acadêmica e burocrática, o profissional pode se destacar no mercado de trabalho caso desenvolva algumas características. Na prática, é fundamental aliar o estudo teórico às habilidades interpessoais, como:
identificar às necessidades dos clientes para personalizar atendimentos;
ter paciência e atenção ao negociar;
ser dinâmico e persuasivo em sua comunicação.
Por que os corretores são tão importantes no mercado imobiliário?
Você viu que a trajetória para se tornar um corretor não é simples, pois é preciso muito estudo e dedicação. Por causa disso, o profissional domina as informações sobre todas as etapas relacionadas ao mundo imobiliário. Geralmente, as negociações desse âmbito envolvem diversas fases e quantias elevadas. Com um intermediador competente, o processo se torna muito mais agradável e tem mais chances de ser um sucesso.
Além disso, quando o assunto é um novo lar ou um ambiente de trabalho adequado, por exemplo, é comum que o cliente esteja realizando um sonho. Portanto, a contratação desse profissional é essencial para alcançar os resultados desejados.
Gostou de descobrir qual é o Dia do Corretor de Imóveis e como ele foi criado? Agora você já pode homenagear os profissionais que fazem a intermediação de negociações com o intuito de ajudar os clientes a conquistarem os seus objetivos no mercado imobiliário.
(Fonte: CredPago)