Início Geral DIA DO COMERCIANTE – Sindilojas: Crise mundial e no tabaco afeta economia...

DIA DO COMERCIANTE – Sindilojas: Crise mundial e no tabaco afeta economia local

EVERSON BOECK
[email protected]

No dia 16 de julho, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Comerciante. É de uma das datas mais importantes do nosso calendário, pois o comércio é vital para a economia do País, pois é através do comércio que são escoadas todas as produções, desde os produtos hortifrutigranjeiros, até os mais sofisticados equipamentos industriais.
As nossas enciclopédias classificam o comerciante como aquela pessoa que exerce o comércio, isto é, permutação de produtos, troca de valores, relação de sociedade ou negócio, é o dono do negócio. Se cada pessoa produzisse tudo de que necessita para viver, não haveria comércio, que é a troca de bens (mercadorias) e serviços por dinheiro ou, em alguns casos, por outras mercadorias. Quando a venda é feita em pequenas quantidades, diretamente do comerciante para o consumidor, recebe o nome de venda a varejo. A função do varejista é importante para uma comunidade, pois a utilidade de um produto só vai evidenciar-se se ele for posto à disposição dos consumidores.
O presidente do Sindilojas em Santa Cruz do Sul, Henrique Gerhardt, também foi entrevistado pelo Riovale Jornal e fale sobre o mercado para os comerciantes hoje. Confira:

RJ – Na sua avaliação, qual é a realidade do comerciante santa-cruzense hoje diante da influência da crise global e do setor do tabaco?
Henrique –
A cada crise econômica que acontece no mundo e, mais próximo da nossa realidade, no setor do tabaco, sempre há influência na economia local, mas o comércio busca alternativas como continuar oferecendo o que há de melhor para os consumidores, descobrir novos nichos de mercado e disponibilizar um número cada vez maior de produtos diferenciados.

RJ – Qual setor do comércio mais cresce e qual tem mais dificuldades ?
Henrique –
Os eletro-eletrônicos, pela inovação de seus produtos, sempre estão em crescimento. Algumas datas comemorativas favorecem determinados segmentos e outros são beneficiados pelas estações do ano, como o vestuário, que ganha mais notoriedade no inverno.

RJ – A grande maioria dos empresários reclama que o Brasil é um país com uma carga tributária muito pesada. Como este problema é visto em nível local? Os comerciantes aspiram uma economia mais leve com mais liberdade para investimento?
Henrique –
A alta carga tributária no Brasil é um dos grandes problemas para a classe empresarial e não é diferente em âmbito local. Os comerciantes sofrem ainda com o acréscimo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de fronteira, já que os produtos adquiridos em Santa Catarina, por exemplo, tem imposto de 12%, mas ao chegarem no Rio Grande do Sul precisam pagar mais 5%, já que o ICMS gaúcho é de 17%. A aspiração por uma economia mais leve não é só do comércio, mas de todas os setores empresarias, que poderiam empregar muito mais gente se houvesse uma carga tributária mais justa.

RJ – Como é a atuação do Sindilojas na região? Quem ela atende? Principais objetivos?
Henrique –
O Sindilojas Vale do Rio Pardo visa sempre a proteção e o desenvolvimento do comércio varejista da sua base territorial, composta pelos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Herveiras e Mato Leitão. Além disso, é responsável pela negociação do dissídio coletivo com o sindicato dos trabalhadores no comércio. O diferencial da entidade está no arrojo da condução e na realização das suas metas, entre elas, disponibilizar produtos e serviços aos associados, como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Medicina do Trabalho, Convênio Unimed VTRP, Gabinete Odontológico, Assessoria Jurídica Trabalhista gratuita, entre outros.

DIVULGAÇÃO RJ

No dia 16 de julho, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Comerciante

Sindilojas inicia as comemorações do seu cinquentenário

O Sindilojas Vale do Rio Pardo escolheu o dia 7 de julho para comemorar o Dia do Comerciante. O evento teve mais de 350 pessoas, entre presidentes e representantes de sindicatos e entidades, comerciantes, familiares, colaboradores e amigos, que festejaram no Salão dos Espelhos do Clube União. No seu discurso, o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Henrique José Gerhardt, disse que recebeu as chaves do prédio ao lado do sindicato, comprado no final do ano passado e falou sobre a reforma da sede da entidade, que deve encerrar no mês de agosto, colocando à disposição do associado um espaço mais bonito, moderno e prático. Ele ainda comentou sobre a sua posse como vice-presidente de Assuntos Jurídicos e Legais da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV).
Gerhardt também deu início às comemorações dos 50 anos do sindicato com o sorteio de 11 vale-compras para os associados ao Sindilojas, totalizando R$ 10 mil. Nos próximos 12 meses, uma série de atividades e promoções serão lançadas para marcar o cinquentenário do sindicato. Atrações culturais, palestras, eventos esportivos e uma campanha de prêmios estão entre as ações que culminam na festa que comemora os 50 anos, o Baile do Dia do Comerciante, em julho de 2013. “Queremos que os principais beneficiados com esta campanha sejam os comerciantes e seus clientes, em toda a base territorial do sindicato”, explicou Gerhardt.
A campanha de prêmios, a ser lançada nos próximos meses pelo Sindilojas, já conta com o Sicredi como um dos patrocinadores. Nesta promoção, os premiados serão os clientes dos comerciantes associados ao sindicato na sua base territorial, composta pelos municípios Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Herveiras e Mato Leitão. Os clientes receberão cupons e vão concorrer a prêmios em dois sorteios, um no final de 2012 e outro em julho de 2013.
SAÚDE – A primeira ação do cinquentenário inicia no próximo dia 26 de julho, quando a comunidade de Santa Cruz do Sul vai contar com os serviços gratuitos da Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP). O projeto realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc vai disponibilizar, por meio da unidade móvel, o acesso a exames de saúde até o dia 30 de agosto. A USSP vai ficar estacionada na Praça Sigfried Heuser, s/n – Antiga Estação Férrea e os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, mediante agendamento prévio – abaixo, informações sobre a distribuição de senhas.
A Unidade Sesc de Saúde Preventiva é equipada com aparelhos que permitem a realização de exames como mamografias, de ultrassom (sendo estes, sob prescrição médica), exames oftalmológicos, citopatológicos de colo de útero e os passaportes para a saúde, com exames de colesterol, triglicerídeos, diabetes, hipertensão e eletrocardiogramas. Os atendimentos têm o propósito de reduzir o tempo de diagnóstico, aumentando assim as possibilidades de cura.
SENHAS – Em Santa Cruz do Sul, a distribuição das senhas para acesso gratuito aos serviços da USSP iniciaram no dia 11 de julho. Os comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac podem retirar sua senha junto ao Sesc (Rua Ernesto Alves, 1042). Já a Secretaria de Saúde está fazendo a distribuição de senhas aos pacientes que aguardam na fila do município por exames como os disponibilizados pela USSP e as demais senhas, que são limitadas, podem ser retiradas pela comunidade em geral no Centro Materno Infantil – CEMAI (Rua Walter Kern, s/n). A entrega das senhas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações sobre as ações da USSP na cidade podem ser obtidas no SESC, pelos telefones (51) 3713.3222 e 3715.5964.
(Fonte: Four Comunicação)

Four Comunicação

Gerhardt: “A alta carga tributária no Brasil é um dos
grandes problemas para a classe empresarial”