Início Geral DIA DO COMERCIANTE – CDL: Um momento de fortalecimento

DIA DO COMERCIANTE – CDL: Um momento de fortalecimento

EVERSON BOECK
[email protected]

O comerciante, comemorado no próximo dia 16, é uma das profissões mais antigas da humanidade. No início, quando ainda não havia moedas, os comerciantes utilizavam o sistema de troca. Trocavam tecidos por alimentos, metais por sapatos e assim sucessivamente. Quando as cidades começaram a crescer, as moedas surgiram e o comércio também floresceu. Além de estabelecimentos fixos, havia grandes feiras onde comerciantes de várias regiões se encontravam para comprar novos produtos e vender os que traziam. Tratava-se de uma grande troca de mercadorias. Atualmente, temos todo o tipo de comércio, desde lojas especializadas e um só produto até magazines e supermercados que vendem de tudo. O comércio é uma atividade muito importante, gerando milhões de empregos em todo mundo.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL), Jeferson Schmechel, concedeu entrevista ao Riovale Jornal e fala um pouco sobre o setor em Santa Cruz do Sul. Acompanhe:

RJ – Como está a atual conjuntura econômica no setor do Comércio em Santa Cruz do Sul na visão da CDL?
Jéferson –
Santa Cruz do Sul tem uma significativa diversificação de lojas e produtos, o que possibilita que os consumidores encontrem tudo o que procuram. O comércio de Santa Cruz do Sul vive um momento de fortalecimento. A atual conjuntura econômica faz com que os lojistas busquem alternativas criativas e inovadoras para prosperarem em suas vendas.

RJ – De que forma a entidade atua neste contexto?
Jéferson –
A CDL tem fornecido suporte para esta finalidade repassando ações de mercado e de segmento, apresentando tendências e novidades  globais e regionais através de sua estrutura, bem como os cursos de capacitação e dos serviços oferecidos pela entidade. Dessa forma o comércio torna-se mais qualificado e melhor preparado, sobretudo apresentando produtos diferenciados que antes era privilégio apresentado apenas em grandes cidades. Esse fator proporciona a longevidade dos negócios e possibilita aos consumidores encontrarem grande diversidade no comércio local.

RJ – Como a excessiva carga tributária interfere na economia?
Jéferson –
Inegável e dramaticamente, a carga tributária constitui um peso a onerar o contribuinte e o consumidor de diversas formas. A mais imediata é o percentual elevado das alíquotas e o correspondente valor a ser pago ao governo, em múltiplas formas de cobrança: impostos, taxas, contribuições ou programas. Uma segunda, de forma indireta, mas tão importante quanto, é o esforço de cada unidade produtiva para recolher em dia a carga cobrada. Uma terceira é a necessidade da empresa manter pesada e cara estrutura para acompanhar as obrigações tributárias, classificar as alíquotas incidentes, diferenciar vendas internas e vendas externas e, principalmente, gerenciar os recolhimentos.

ARQUIVO CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL) atua há mais
de quatro décadas no município

A CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL), por mais de quatro décadas, vem caminhando lado a lado com a população para fazer deste município um dos melhores lugares para se viver e trabalhar, tendo como objetivo amparar, defender, orientar e coligar lojistas, possibilitando ainda o companheirismo entre eles. Por isto, desde a sua fundação em 1966, a entidade tem sido agente efetivo em várias conquistas coletivas, sem nunca deixar de ter o foco no atendimento ao seu principal público: o lojista, que encontra no associativismo a oportunidade de atuar em conjunto, em busca de seus objetivos. A entidade possui uma grande variedade de serviços e produtos, desde as tradicionais consultas ao SPC/Serasa, passando pelas áreas de treinamento e qualificação, consultoria jurídica, CDL Empregos, Informativo Integração Lojista, entre outros.
Nossa entidade tem procurado atender as principais necessidades de seus associados.
Junto à comunidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz está à frente de várias ações bem-sucedidas, como as campanhas promocionais que ajudam a fomentar o comércio. Atuamos em parceria com as demais entidades da região e também estamos atentos ao trabalho desenvolvido pelos órgãos públicos, acompanhando, sugerindo e cobrando medidas que tragam melhores  condições para toda a população.
A CDL de Santa Cruz do Sul é uma entidade sem fins lucrativos, que busca reverter a sua receita em ações que visem o desenvolvimento e fortalecimento de seus associados. São mais de 3.500 estabelecimentos comerciais que empregam milhares de pessoas fomentando a economia local. Somos referência para  consumidores das demais cidades do Vale do Rio Pardo, atraindo  o público de outros lugares por meio do sistema de associados, serviços de entrega em domicílio e com opções e preços mais vantajosos. Junto desse atributo, a promoção de campanhas e liquidações, muitas delas organizadas pela CDL, é um importante chamariz para quem reside em outras cidades, pois eles sabem que podem contar também com a estrutura e qualidade dos produtos do comércio local.
A postura do comerciante santa-cruzense é mais um aspecto que ajuda a reforçar a identidade regional. Ainda que de forma cuidadosa e moderada, ele investe no comércio local, competindo com grandes redes e vencendo muitas adversidades. O lojista tem procurado disponibilizar para seus clientes as principais novidades do mercado, diversificando cada vez mais os produtos. Busca igualmente modernizar a sua loja, treinar seus colaboradores e ter competitividade nos seus preços. Tudo para que o cliente saia satisfeito e volte sempre.
A entidade conta com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que através de uma parceria realizada no ano passado com o SPC Brasil, passou a ter também as informações da Serasa, dando mais segurança ao lojista na hora da venda. O SPC é sinônimo de segurança nas transações comerciais das empresas, oferecendo segurança e agilidade nas transações comerciais e diminuindo os riscos de inadimplência, já que é o maior sistema de informações de crédito da América Latina.
Visando promover e fomentar as vendas do comércio local, a entidade irá realizar em agosto a Campanha de Dia dos Pais e Liquida Inverno, sem custo para lojas associadas à entidade.

Jeferson Schmechel – Presidente da CDL de Santa Cruz do Sul

ARQUIVO RJ

Schmechel: “Santa Cruz do Sul tem uma significativa
diversificação de lojas e produtos”