Início Especiais Dia do Cardiologista: Hoje é o dia daquela pessoa que cuida do...

Dia do Cardiologista: Hoje é o dia daquela pessoa que cuida do seu coração

Pixabay

O Dia Nacional do Cardiologista foi criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007 como forma de valorizar a especialidade junto à sociedade e lembrar das recomendações dos profissionais sobre a importância dos hábitos de vida saudável para o coração e para saúde como um todo. Também foi no dia 14 de agosto de 1943, que foi fundada a SBC, exatamente às 20h, no serviço de Cardiologia do Hospital de São Paulo.

A Fundação da SBC foi consequência natural do grande interesse despertado pela cardiologia no seio da classe médica brasileira, quando ilustres profissionais se esforçavam pôr difundi-la, criando cursos teóricos e práticos, ampliando os conhecimentos sobre esta importante especialidade clínica.

No Brasil, foi Carlos Chagas que junto a outros profissionais médicos, que diagnosticaram a cardiopatia chagasila, realizaram os primeiros estudos sobre doenças no coração e trouxeram o primeiro eletrocardiógrafo para o país.

Para a SBC, a data deve servir para reforçar a importância da atenção à saúde como forma de evitar problemas cardiovasculares. Alguns cuidados são básicos, mas fundamentais, como: alimentação rica em frutas e verduras, a prática de exercícios físicos sempre com orientação de um profissional, dormir em torno de 8 horas por noite, e claro, consultas e exames regulares.

Que o coração é responsável por bombear o sangue arterial para todo o organismo, não é novidade. Mas o que nem todo mundo sabe é que há diversas informações interessantes sobre um dos principais órgãos do corpo humano. “E é sempre válido lembrar que para ter um coração em funcionamento perfeito é importante adotar hábitos de vida saudáveis, com boa alimentação e prática de atividade física”, alerta o cardiologista Roberto Kalil.

Conheça algumas curiosidades sobre o coração

1 – O tamanho do coração de um adulto é um pouco maior do que seu próprio punho: Um coração adulto mede aproximadamente 12 cm de comprimento e 9 de largura;
2 – O coração é um órgão capaz de bater fora do corpo: O músculo gera seus próprios impulsos elétricos. Se desligado do corpo humano, pode chegar a até dois minutos de batimentos fora do organismo;
3 – O coração não é completamente redondo, nem está situado ao lado esquerdo do peito: Ao contrário do senso-comum, o coração está situado na parte central do tórax, entre os pulmões;
4 – Cerca de 7.500 litros de sangue são bombeados pelo coração diariamente: É o órgão responsável por irrigar e oxigenar todo o corpo humano;
5 – Mais de 2 milhões de batimentos cardíacos: É o total, aproximado, de batimentos que o coração pode chegar a realizar durante toda a vida de uma pessoa (levando em conta a expectativa de vida ao nascer do brasileiro em 2019, 73 anos para o homem e 80 anos para a mulher). Por minuto, são cerca de 75 batidas. (Fonte FMB – Coração & Vida)Dicas para um coração saudável

Conheça seus números – Fazer exames regulares ajuda a saber como, em particular, seu coração funciona. Assim é possível entender como é sua pressão arterial, triglicérides e outros números importantes para conhecer seu coração e, a partir daí, estabelecer uma base. Melhor ainda se isso for feito ali pelos 30 anos.

Acrescente uns heróis à sua dieta – Quando for fazer um lanchinho vendo TV ou se quiser levar consigo um belisco, opte por castanhas, por exemplo: elas ajudam a colocar Omega-3 na sua vida, um apoio para prevenir entupimento das artérias. Abacate, salmão e brócolis são outros bons alimentos aliados para adotar.

Caminhada aliada do coração – A dica de caminhar por 30 minutos ao dia é sempre dada pelos profissionais da saúde.

Feche a conta do cigarro – Já usou o aplicativo do Coração & Vida que calcula quanto se gasta por ser fumante? Talvez esteja aí um bom incentivo para parar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças – sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração.

Bom sono – Pessoas que dormem menos de sete horas por noite têm mais elevações de pressão arterial e níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse, tornando as artérias mais vulneráveis ao acúmulo de placa bacteriana. Na verdade, pesquisas mais recentes mostram que pessoas que não dormem o suficiente são duas vezes mais prováveis de morrer de doença cardíaca.

Amadureça o paladar – Ficar adulto é também abandonar aqueles hábitos bobos de alimentação – jogando calorias vazias pra todo lado (com alimentos lotados de açúcar, gordura e quase nenhum nutriente). Quem tem esse “paladar infantil” se recusa a seguir os conselhos que a vovó dava sobre comer comida de verdade. Pois é, mas é chegada a hora. Uma dieta pobre aumenta muito o risco de obesidade e diabetes e, por tabela, problemas no coração. Procure alimentos bons pra você, sejam legumes, frutas, grãos integrais, frutos do mar, carnes magras, leite desnatado, ovos e feijão – e, por favor, pare de colocar sal em tudo.