Início Geral Dia de Finados: homenagens foram realizadas, com precaução

Dia de Finados: homenagens foram realizadas, com precaução

Santa-cruzenses visitaram cemitérios de forma intercalada para não haver aglomerações

Ricardo Gais
[email protected]

Máscara foi um item indispensável para visitas aos cemitérios. Foto: Rolf Steinhaus

Neste ano, as homenagens para amigos e familiares falecidos tiveram que ser diferentes. Apesar de não haver restrições para o limite de pessoas, o uso de máscara e álcool gel foram indispensáveis para quem visitou os cemitérios de Santa Cruz do Sul nesse feriado de Finados.

Para evitar aglomerações, santa-cruzenses optaram por adiantar as visitas aos cemitérios, para fazer a limpeza das sepulturas ou levar flores aos entes queridos. A movimentação já começou na última sexta-feira, 31, e se estendeu durante o feriadão.

De acordo com Juliana Hofmeister, agente administrativa do Cemitério Municipal, cerca de 6 mil pessoas circularam pelo local. “O movimento foi mais intenso no sábado e na segunda”, disse. Ela também pontua que os visitantes faziam uso de máscara, com algumas exceções, e havia álcool gel à disposição no local. No cemitério estão sepultadas cerca de 100 mil pessoas.

Assim também foi o Dia de Finados no Cemitério São João Batista, conforme contou o presidente da Associação Beneficente, Rudolfo Pedro Etges. “Desde sexta o movimento foi intenso e todos faziam uso de máscara e mantinham o distanciamento social”. No local, também havia duas recepcionistas distribuindo folders com orações. Estão enterradas neste cemitério em torno de 8 mil pessoas.

Já no Cemitério Ecumênico da Paz Eterna, no Bairro Santo Antônio, que tem cerca de 2,1 mil pessoas enterradas, prestaram homenagens no local aproximadamente três mil pessoas. De acordo com Queli Cristina Achterberg, o movimento foi parecido com o do ano passado. “As pessoas vieram de forma intercalada e respeitando as medidas de prevenção”. No local, também havia álcool gel para o público.

As celebrações religiosas foram adaptadas no Município e o uso de máscaras era obrigatório.