Ana Souza
[email protected]
Muitas pessoas vão comparecer aos cemitérios nesta sexta-feira, dia 2, para homenagear seus entes queridos. O Dia de Finados movimenta os locais, pessoas levam flores e enfeitam os túmulos. Para receber o grande fluxo de público, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, está realizando limpeza e serviços de manutenção.
Segundo o secretário da pasta, Antônio Nascimento, além das limpezas e melhorias, há apoio da equipe administrativa e foram disponibilizados mais serventes para manter os locais organizados. “Disponibilizamos mais funcionários para fazerem estes serviços. Quanto aos jazigos, sepulturas e gavetas, as manutenções ficam por conta dos familiares, conforme a lei orienta.”
Nascimento enfatizou também que desde a semana passada o interior do Cemitério Municipal está sendo preparado para o Dia de Finados. “Nesta época são realizadas lavagem e pintura nos cemitérios. Além do Municipal, também estamos fazendo limpeza no Guarda de Deus, mantido parcialmente pela Prefeitura. O principal problema é o lixo deixado pelas pessoas quando das visitas ao cemitério, por isso estaremos distribuindo sacolas na entrada dos cemitérios para que as pessoas recolham os materiais que não serão usados e coloquem nos latões de lixo colocados nos cemitérios. Estaremos disponibilizando água para as limpezas e areia para colocar nos vasos, pois é muito importante que não utilizem água nestes para evitar a proliferação de insetos”, enfatiza.
O movimento nos cemitérios começa antes mesmo do Dia de Finados. Em frente aos locais já encontram-se tendas que comercializam flores. O horário de atendimento para visitação aos Cemitérios é das 7h45min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. O mesmo acontecerá no Dia de Finados.
Rolf Steinhaus
Para manter os cemitérios organizados foram disponibilizados mais serventes
Ana Souza
Nascimento: “O mais importante é que as pessoas não utilizem água nos vasos de flores e sim, areia”
Rolf Steinhaus
No Cemitério Municipal foram realizadas diversas melhorias para receber o público
_____________________________
Povo Celta pode ter originado a data
A origem do Dia de Finados é bem anterior à citada pelo Catolicismo. Sua origem mais provável vem da cultura do povo Celta, que habitava no início o centro da Europa, mas entre o II e o I milênios a.C. (1900 – 600 a.C.) foram ocupando várias outras regiões, até chegar, no século III a.C; à metade do continente europeu.
Segundo as zonas que ocuparam, os Celtas teriam como característica religiosa a concepção reencarnacionista. Antes mesmo da data ser usada pelo Catolicismo, já era reverenciada pelos Celtas desde muitos séculos atrás, para o dia da reverência aos mortos.
Para os Celtas, dia 31 de outubro era o fim de um ciclo, de um ano produtivo, quando se iniciava o período denominado por nós de outono e de inverno, tempo este que nesta região a colheita tinha se encerrado e sido estocada, especialmente para os meses frios e escuros do inverno.
Na celebração do fim de um ano (31 de outubro no hemisfério norte e dia 30 de abril no hemisfério sul), acreditava-se que este seria o dia de maior proximidade entre os que estavam encarnados e os desencarnados. E nas festas, de muita alegria e comemoração por este fato também, cada um levava algo como uma vela ou uma luminária que era feita em gomos de bambu, a fim de se iluminar os dias de inverno que estariam por vir.
Alguns textos falam que nesses dias de festas, as luminárias eram feitas com abóboras esvaziadas e esculpidas com o formato de cabeças, isto para indicar o caminhos àqueles que eles acreditavam serem visitados por seus parentes e receber o perdão daqueles a quem eles haviam feito sofrer, além de ter o significado de sabedoria pela humildade para saber pedir perdão e como prova de vida além da vida.
Segundo prega a tradição da Igreja Católica, o Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro, logo a seguir ao dia de todos-os-santos. Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires.
No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos.
Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século 13 esse dia anual, que até então era comemorado no dia 1º de novembro, passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos. (Fonte: amems.org)
_________________________
Fique atento aos serviços que param no Dia de Finados
Nesta sexta-feira, dia 2, é o Dia de Finados. Em Santa Cruz do Sul muitos serviços param neste dia. O Riovale Jornal mostra o que funciona e o que fecha neste feriado. Confira:
BANCOS – As agências estarão fechadas nesta sexta-feira, sendo que os caixas eletrônicos operam normalmente.
COMÉRCIO – O comércio estará fechado, retornando o atendimento normal no sábado, 3.
CORREIOS – A Agência Centro dos Correios, na Borges de Medeiros, fecha nesta sexta-feira e retorna ao atendimento normal na segunda-feira. A Agência dos Correios da Rua Venâncio Aires também não atenderá na sexta-feira e abre no sábado, dia 3, das 9h às 12h.
FÓRUM – Não haverá atendimento.
LIXO – O recolhimento de lixo, conforme a Conesul, durante o dia será normal e na parte noturna será suspenso. Na área central o serviço será suspenso, voltando ao normal no sábado.
SAÚDE – Durante o feriado, os serviços de plantão do Pronto Atendimento (PA), Samu, Hospital Santa Cruz e Hospital Ana Nery ocorrem normalmente atendendo às emergências no sistema 24h.
SUPERMERCADOS
Seguindo Convenção Coletiva de Trabalho, o Sindigêneros dos Vales do Rio Pardo e Taquari avisa que os supermercados não estarão atendendo no feriado. A nova proposta patronal foi rejeitada pelo Sindicato de Empregados de Santa Cruz do Sul. Além de Santa Cruz do Sul também não abrem os supermercados em Venâncio Aires, Candelária, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, Mato Leitão, Gramado Xavier e Herveiras.
TRANSPORTE COLETIVO – Os coletivos da Stadtbus e TC Catedral farão o horário de domingo no feriado de sexta-feira.
PREFEITURA – Não haverá expediente na Prefeitura Municipal.
SEGURANÇA PÚBLICA
Para acionar, ligue para:
190 – Brigada Militar
192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
193 – Corpo de Bombeiros
197 – Polícia Civil
198 – Polícia Rodoviária Estadual
181 – Disque Denúncia da Secretaria da Segurança
3719-6354 – Guarda Municipal
0800 518 518 – Denarc, para denúncias que envolvem tráfico de drogas. Atendimento 24h.