O Dia das Crianças se aproxima – será na quarta-feira, 12 – e o comércio se prepara para uma das datas mais importantes para o setor, que deve movimentar R$ 13,68 bilhões, valor estimado maior do que o ocorrido no ano passado, que foi de R$ 10,93 bilhões. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças.
Em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$ 241,60, com aumento de R$ 42,00 em relação a 2021. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão adquirir presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de desembolsar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021.
A maioria pagará os produtos à vista (79%) e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (39%), pix (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista “Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma.
O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, destaca que a data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. “Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as perdas dos últimos tempos”, explica.
Economizar
De acordo com a pesquisa, as dificuldades impostas pela crise são as principais razões para aqueles que se planejam para desembolsar menos. Entre os que pretendem gastar menos este ano, 49% pretendem economizar, 39% citam o aumento da inflação e 34% estão com o orçamento apertado.
A pesquisa aponta ainda que entre os que não pretendem dar presentes, 36% não possuem crianças na família ou no círculo de amigos que queiram presentear, 20% não têm dinheiro e 15% vão priorizar o pagamento de dívidas. 71% consideram que os produtos estão mais caros este ano, se comparados ao ano passado.
De acordo com o levantamento, 76% dos consumidores pretendem pagar todos os presentes sozinhos, enquanto 20% pretendem dividir o valor com outra(s) pessoa(s). Os principais motivos para dividir a compra dos presentes são: reduzir os gastos (46%), o aumento dos preços dos presentes (28%) e o fato de estar com o orçamento apertado (26%). 62% pretendem dividir o pagamento das compras com o cônjuge, 21% com o pai/mãe da criança e 20% com outros familiares.
De acordo com os consumidores entrevistados, os presentes mais procurados são: roupas e/ou calçados (44%), bonecas/bonecos (40%), jogos de tabuleiro/educativos (28%) e avião/carrinho de brinquedo (20%). Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas (83%), sobretudo, Shopping Center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%). 47% das compras serão pela internet, sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram. Os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são: preço (52%), promoções e descontos (43%), a qualidade dos produtos (41%) e frete grátis (34%).
Compras
A pesquisa revela ainda que muitos dos compradores estão com orçamento apertado. De acordo com os entrevistados, 27% costumam gastar mais do que podem com as compras do Dia das Crianças. Entre os que vão presentear nesta data, 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o(s) presente(s) e 31% estão atualmente com alguma conta em atraso, sendo que 71% destes estão com o nome sujo.
Ainda que esse comportamento impulsivo seja bastante presente, a maioria (79%) pretende fazer pesquisa de preço antes de comprar o(s) presente(s). O principal local de pesquisa será a internet (80%), sobretudo nos sites/aplicativos (68%), enquanto 65% farão pesquisa de preço offline, principalmente nas lojas de shopping (42%) e lojas de rua (34%). Entre os que vão utilizar sites e aplicativos para pesquisar preços, 73% citam os sites e aplicativos de varejistas, 63% os sites de busca e 34% os sites de comparação de preços. 46% planejam comemorar a data em casa.
CDL Presente com Você
O próximo sorteio da Campanha Show de Prêmios CDL Presente com Você, alusivo ao Dia das Crianças ocorrerá na sexta-feira, 14, às 17 horas, na Casa da CDL Santa Cruz na Praça Getúlio Vargas e conta com apoio da Brincasa e Rippel Papelaria. Entre os prêmios serão sorteados um vale-compra de R$ 100,00 das empresas participantes da campanha; um vale-compra de R$ 150,00 da Afubra; um vale-compra de R$ 150,00 da Brincasa; um vale-compra de R$ 150,00 da Rippel Papelaria; um vale-compra de R$ 500,00 da Brincasa; um vale-compra de R$ 500,00 da Rippel Papelaria e um vale-compra de R$ 2,5 mil da Afubra. O patrocínio geral é de Sicredi, Afubra e Valecross.