Início Geral Dia da Visibilidade Trans atrai grande público na Praça da Bandeira

Dia da Visibilidade Trans atrai grande público na Praça da Bandeira

Programação diversificada foi realizada para lembrar a data

Evento na Praça da Bandeira comemorou o Dia Nacional da Visibilidade Trans
Fotos: Elemir Polese

Um tarde com muita emoção, celebração e momentos de reflexão. Assim foi o Dia Nacional da Visibilidade Trans, realizado neste domingo, 29, na Praça da Bandeira. O evento foi promovido pela Coordenadoria Municipal da Diversidade, órgão vinculado à Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, com o apoio da Ong Desafios e do Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ (Comudi). A programação contou com a presença de representantes da causa da diversidade de diversos municípios do Rio Grande do Sul, e da Miss Brasil Trans, Luanna Isabelly.

Quem prestigiou o evento foram as amigas Eloisa Elena Leandro, de 72 anos, e a servente Elisabete da Silva. “Muito legal isso aqui. As pessoas precisam ser respeitadas como elas são. Tenho pessoas na família que são trans, e sei o que muitas delas passam por serem diferentes”, declarou Eloísa.
O evento contou com serviços de saúde, minifeira de serviços e mateada. A microempreendora e técnica de enfermagem Catiucia da Silva aproveitou para receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 no Ônibus da Saúde, estacionado no local.

Elisabete e Eloisa: “As pessoas precisam ser respeitadas como elas são”

Outras atrações como apresentações artísticas e culturais também ocorreram. Um momento para relatos de pessoas trans tambem foi oportunizado. O ponto alto da programacao foi a homenagem da família de um jovem que tirou a vida por ser vítima de preconceito. Na sequência, um minuto de silêncio foi sugerido, em homenagem a todas às vítimas de violência em virtude da discriminação no Brasil.

Catiucia recebeu a quarta dose contra a Covid-19

A Miss Brasil Trans Luanna Isabelly elogiou o município por apoiar a causa LGBT. “Quero parabenizar a prefeitura por ser protagonista, por cuidar dessas pessoas que precisam de apoio. Não podemos nos calar diante de tanta violência contra o público LGBT”, afirmou.

Miss Brasil Trans Luanna Isabelly elogiou o município por apoiar a
causa LGBT

Na avaliação do Coordenador da Diversidade, Ruben Quintana, a ação serviu para chamar atenção para a causa LGBT. “O evento foi muito positivo em muitos aspectos. Tivemos a presença de pessoas da comunidade e de famílias. Cada vez mais percebe-se que a população e as empresas locais estão aderindo ao nosso movimento, e isso é muito gratificante”, salientou.