Débora Dumke – [email protected]
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul sempre foi e é muito comprometido com a causa em defesa delas. As integrantes estão sempre atentas a todas as áreas que envolvem as mulheres, no entanto, atualmente, sua maior preocupação é a questão contra a violência.
Nesse viés a presidenta do Conselho, Iara Bonfante, conta que estão marcando presença em lugares onde acontece esse chamado, e claro, estão sempre se oferecendo para a realização de oficinas e atividades em escolas e empresas.
“Neste ano de 2023 iremos realizar um novo projeto para apresentarmos nas escolas. No dia 1 conversamos com o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura e ele apoiou nossa ideia”, contou Iara. Durante todo o mês de março serão realizadas atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher. No dia 4 o programa ‘Simplesmente Mulher’, da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, estará completando 23 anos, e neste dia a Iara que é uma das programadoras e a Susana Gaab estarão entrevistando Celia Zingler.
No dia 6, a diretora do Sindicato dos Bancários, Celia Zingler, falará na Tribuna Popular na Câmara de Vereadores. Ela abordará sobre os avanços que as mulheres tiveram com os anos e neste mesmo dia a vereadora suplente, Dieniffer Berte, também fará uma fala sobre a importância da mulher na sociedade e onde ela queira estar.
No dia 8 de março, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul está com uma vasta programação para as mulheres na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que contará com diversas atividades com a participação do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Nesta mesma data, o Sindicato dos Bancários realiza uma atividade denominada “Eu dona de mim”, com Helena Bandeira e Luciane Munhoz. O evento acontece a partir das 18h30min na sede do Sindicato dos Bancários. Já no dia 9, será realizada uma live promovida pelo Sindicato dos Comerciários que está marcada para às 19h, com a doutora Denise Muller.
Dia 11, o Conselho estará na Praça Getúlio Vargas, a partir das 9h da manhã, e logo após, farão uma caminhada pelas ruas do centro. “O itinerário não está bem definido ainda e cabe ressaltar que este encontro e caminhada está sendo organizado pelo movimento sindical, movimentos de mulheres e outras organizações”, ressaltou Iara.
No dia 31, haverá a tão esperada instalação da vara de família em Santa Cruz do Sul. Além disso, todas as terças-feiras, no mês de março, os Amigos do cinema estarão reproduzindo filmes com a temática feminista.
Importância e desafios delas na sociedade
Está mais que comprovado que as mulheres sempre foram e sempre serão muito importantes em um todo. “Todas e todos são importantes independente de sermos mulheres ou homens”, destacou a presidenta.
As mulheres ainda têm muito a conquistar, pois mesmo fazendo as mesmas coisas e funções do gênero masculino, muitas vezes, ainda recebem muito menos por serem do gênero feminino e ser considerado “sexo frágil”. Sofrem todos os tipos de violências como psicológicas, patrimonial, sexual, até chegar à violência física.
E fica o questionamento da Iara: “Alguém já ouviu falar de algum homem ter medo de chegar em casa por não saber o que vai encontrar? Pois isto acontece todos os dias com muitas mulheres.”