Início Especiais Dia da Indústria: Sesi-RS inaugura Centro Cultural

Dia da Indústria: Sesi-RS inaugura Centro Cultural

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) está investindo ainda mais em termos de infraestrutura com a inauguração do Centro Cultural. São 70 metros quadrados de imaginação, educação, entretenimento e cultura. O novo Centro Cultural do Sesi, inaugurado pelo presidente do Sistema Fiergs, Heitor José Müller, irá percorrer o Estado, disponibilizando 3 mil obras, além de livros em braile, audiolivro, revistas e jornais e vai percorrer o Estado. A infraestrutura, com total acessibilidade para pessoas com deficiência, possui duas vitrines com acionamento hidráulico, dispõe de elevador e banheiro para cadeirante, sala de leitura, sala de informática com 20 notebooks para cursos de inclusão digital, TV LED 55’’, mesa de som com 12 canais e ambiente climatizado. O Centro Cultural é uma biblioteca móvel, que busca incentivar o hábito da leitura, contribuir para o aumento do número de leitores do Rio Grande do Sul, promover cursos de informática e disponibilizar espaço com estrutura para apresentações culturais.
A nova agenda inicia com o aniversário de Uruguaiana, que ocorre a partir de amanhã, 25, até o dia 31 de maio, seguindo compromissos em várias cidades do interior. “Com o novo Centro Cultural, o Sesi-RS está proporcionando uma significativa oportunidade para a formação cultural do povo gaúcho, subsidiando ferramentas que possibilitam a qualificação das pessoas, ajudando-as a enfrentar os desafios de uma sociedade inovadora”, lembrou o presidente Müller. Até o início do próximo semestre, o segundo Centro Culural também estará na estrada. “O Sesi-RS elaborou um projeto inovador de acordo com as normas internacionais de acessibilidade, promovendo o acesso à leitura, à cultura e à inclusão digital”, destacou o diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa.
Criado em 1986, na época denominada BiblioSesi, a unidade móvel buscava levar o conhecimento a todo o Rio Grande do Sul. Em 1990, já eram duas. A fim de dar suporte às ações educativas, em 1998, as bibliotecas móveis ganharam nova estrutura. No período de 1999 a 2011, os agora chamados Centros Culturais, percorreram o Estado de ponto a ponta, proporcionando o acesso à leitura e à cultura. Mais de 4 milhões de pessoas visitaram o espaço neste período.

Dudu Leal

O presidente Heitor José Müller inaugurou o Centro Cultural do Sesi