Com o objetivo de imunizar crianças e adolescentes, o Dia D da campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite ocorre neste sábado, 17, em todo o País. Em Santa Cruz do Sul, apenas a ESF Linha Monte Alverne não estará aberta – as demais unidades de saúde funcionarão entre 8 e 14 horas para oferecer as doses. Para vacinar, é necessário ter em mãos a carteira de vacinas de quem vai receber a imunização e, de preferência, o cartão SUS.
A campanha nacional começou no dia 5 de outubro e segue até o dia 30 deste mês. O coordenador do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, explica que a vacina oral contra a pólio (VOP) é um reforço para diminuir o risco de importação do vírus, já que há surtos no exterior. “É importante lembrar que essa dose não isenta as demais. A primeira dose deve ser administrada aos 15 meses de vida e, a segunda, aos 4 anos.”
O coordenador destaca que a população-alvo da campanha contra a pólio é formada por 5.531 crianças em Santa Cruz e, até essa quarta-feira, 14, somente cerca de 850 foram atingidas. “As consequências da pólio podem ser graves, por isso é tão importante a prevenção. Estamos em um ano atípico, em meio a uma pandemia que também acaba impactando na baixa pela procura por vacinas de rotina em crianças. Mas isso não pode acontecer. É fundamental que as crianças recebam a dose”, alerta o enfermeiro.