Início Colunas Determinação, disciplina, humildade!

Determinação, disciplina, humildade!

Nosso reconhecimento pelo campeonato da Libertadores da América vencido pelo Atlético Mineiro comandado pelo técnico Cuca. Recebi de um amigo, Carlos Tworkowski, através do facebook, um vídeo da entrevista dada por Cuca que relembra com saudade dos tempos em que foi jogador, da passagem que teve pelo Galo, o Futebol Clube Santa Cruz, em 1984. Impressionante a memória do hoje consagrado treinador, que lembra detalhes e os nomes dos companheiros, mostrando-se uma pessoa simples e humilde, merecedor deste sucesso na profissão.
______________

Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, foi vencedor como jogador. Passou pelos grandes do futebol, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, e teve uma pequena passagem pela Seleção Brasileira, num amistoso com a Seleção Paraguaia. Formou-se em Educação Física e Ciência do Esporte, iniciou sua carreira de treinador pelo Uberlândia-MG. Ganhou reconhecimento somente no Campeonato Brasileiro de 2003, quando aceitou o desafio de comandar o Goiás, pegando o time que havia terminado o turno na última colocação. Teve uma recuperação impressionante e acaba a competição na nona colocação, classificando para a Copa Sul-Americana do ano seguinte.
______________

A carreira deste treinador sempre teve o reconhecimento de um bom trabalho. Iniciou um excelente time no São Paulo. No seu comando, o Tricolor paulista chega às semifinais da Libertadores em 2004. Deixa o time depois de eliminado surpreendentemente pelo Once Caldas. Desgastado com a diretoria, deixa o São Paulo. Mas foi responsável pela contratação de Danilo e Grafite e, com estes jogadores, o clube paulista chega a conquistas de Libertadores e Mundial de clubes em 2005. Mas, ainda em 2004, vem a grande frustração como treinador ao comandar o Grêmio de setembro a dezembro. O time foi rebaixado para a segunda divisão, ele que foi vencedor como jogador pelo próprio Tricolor. Entre baixos e altos, mais baixos, passa pelo Coritiba, São Caetano, Botafogo, Santos e Fluminense. Em julho de 2009, acerta sua ida ao Flamengo, quando, enfim, consegue seu primeiro título estadual. Depois, foi ao Cruzeiro. E, no Atlético-MG, conquista seu maior título, o de campeão da Libertadores de 2013.
______________

Cuca, Sr. Alexi Stival, já foi chamado de pé frio, de azarado por grande parte da imprensa nacional. Mas provou para 50 mil torcedores no Mineirão que é um homem de fé. Devoto de Nossa Senhora, nunca desistiu, acreditou que é possível, com muito trabalho, determinação, disciplina, humildade. Conquista um grande reconhecimento de toda a nação brasileira e dá exemplo de que vale a pena lutar: a vitória demora, mas vem.
______________

“A sua evolução moral está em não ser egoísta e orgulhoso. Você deve ser mais gentil, humilde, paciente, benevolente e caridoso para com o próximo, além de moderado em todas as coisas”.

EXPRESSÕES LATINAS: “Ad hoc” – Nomeação de alguém para a realização de determinado ato.