Em ato realizado na manhã da última segunda, 24, nas dependências do Anexo Feminino do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS), aconteceu a formatura da Oficina de Capacitação em Corte e Costura, com entrega de certificados. As atividades foram ministradas por voluntárias da Igreja Universal do Reino de Deus. Na ocasião, todos os protocolos sanitários foram adotados, para que fosse possível o desenvolvimento do projeto. O curso teve carga de 30 horas/aula.
A implantação do projeto se efetivou com a chegada da pandemia do coronavírus, pois, diante de outras experiências desenvolvidas na 8ª Região Penitenciária, motivou as apenadas a se engajarem e praticarem a atividade. Conforme a delegada penitenciária, Samanta Longo, a oportunidade de formar essa turma vai além de proporcionar uma profissão. “A atividade traz dignidade e a possibilidade de um futuro melhor para as apenadas. Ações como esta fazem nosso trabalho valer a pena”, afirmou a delegada.
Até agora, as apenadas já produziram mais de 13 mil unidades de máscaras de proteção facial, de acordo com os protocolos solicitados pela resolução RDC Nº 356, de 23.03.2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esses materiais são distribuídos entre servidores e apenados de toda a Região Penitenciária, além de serem doados a hospitais e às polícias da região.