Após cinco anos jogando basquete na equipe social do Projeto Cestinha Sesi/Unisc, em Santa Cruz do Sul, o atleta Fernando Silva Buboltz, 16 anos, encara um novo desafio a partir da próxima semana. Na tarde de ontem ele embarcou para Belo Horizonte já como o novo integrante do Minas Tênis Clube, com o qual assinou contrato de três anos e 11 meses. Até o final de 2015, Fernando vai morar, estudar e praticar seu esporte favorito na capital mineira.
A oportunidade de se tornar jogador do Minas surgiu em fevereiro de 2011, quando ele e um colega do Cestinha foram convidados a fazer um teste no clube após terem se destacado em diversos campeonatos. “Eu nem me imaginava jogando basquete, porque queria ser jogador de futebol. Mas fui influenciado por amigos e conheci o Cestinha, onde passei a treinar e a me dedicar cada vez mais ao esporte”, conta Fernando.
Com 1,91m de altura e 80 quilos, o jovem atleta jogará na posição de ala-pivô da categoria sub-16 do Minas. “Estou bastante empolgado. Quero chegar lá e treinar forte para tentar integrar também o time adulto”, planeja Fernando, que vai morar com outros atletas na república do clube. “O Minas está preparando futuros jogadores para as Olimpíadas. É um celeiro do basquete brasileiro. Agora só depende do Fernando, porque talento, altura, intensidade e vontade ele tem”, destaca o professor Gilmar Weis, coordenador do Projeto Cestinha.
Segundo o pai do jovem, Arsênio Buboltz, toda a família apoiou a decisão de Fernando de jogar basquete no clube mineiro. “É a escolha dele e sabemos que tem talento para isso. Estive com ele em Belo Horizonte no ano passado e o clube é ótimo”, afirma. Longe de casa, Fernando poderá matar a saudade da família em Santa Cruz uma vez por ano, durante as férias de 30 dias concedidas pelo Minas.
Divulgação Unisc
Santa-cruzense está se transferindo para Belo Horizonte