Alyne Motta – [email protected]
Quem passa na Avenida Independência, em frente à rua Dona Flora, depara-se com uma grafitagem e tanto. Trata-se do projeto Destaparte, surgido de um trabalho sobre ações sociais desenvolvido na faculdade por Desirê Allram. E o que era apenas uma proposta, virou concreto, ou melhor, desenho.
Com muito incentivo, Desirê decidiu colocá-lo na rua durante as férias. “Perguntei no Facebook se alguém gostava de grafitar e uma colega marcou o seu namorado”, relembra a estudante de Comunicação Social, que enviou a proposta para os interessados.
Desirê Allram
Ação está sendo realizada nos tapumes do Parque Independência
A construtora Zagonel apoiou o projeto assim que recebeu. “Ela nos cedeu espaço e material”, comenta Desirê, explicando que a proposta do Destaparte é tornar os espaços públicos lugares mais agradáveis e humanos, valorizando e incentivando a arte e a cultura.
“Vários artistas buscam expor seus trabalhos. Nossa intenção é dar espaço e condições para que possam mostrar seu talento, dando cor a locais naturalmente não notados e que podem ser melhor aproveitados”, declarou. “A proposta não é nova. Mudamos o formato e unimos forças para evoluir de projeto para ação”, acrescentou.
E a ação foi formada pela própria Desirê, juntamente com Jessica Castro, Rodrigo de Almeida, Pepe Fontanari, Yaundé Narciso e Simoni Helfer, que uniram suas experiências e conhecimentos para agregar o todo. Com chuva, sol, calor, vento, os artistas vão criando formas e construindo o trabalho.
A PARCERIA
Desirê Allram
Os integrantes do projeto Destaparte junto com o Jean Zagonel
A primeira empresa a apoiar a iniciativa do Destaparte foi a Zagonel. Além de ceder o espaço para as pinturas, doou todo o material necessário para que o mesmo fosse realizado. “Acreditamos na ideia por vir de um grupo de jovens querendo fazer alguma coisa”, avalia o gerente comercial Jean Zagonel.
Conforme ele, a causa foi comprada por haver espaço disponível e por achar a iniciativa bacana. “É legal ver um grupo de jovens, voluntariamente, reunidos para embelezar a cidade num domingo às 7h”, ilustra o gerente comercial. “Espero que ações como esta sirvam de exemplo para outras pessoas”, acrescentou.
Na cidade, a construtora não dispõe de mais espaços, porém estão sendo analisadas propostas em outros municípios. “Estamos vendo novos locais e estudando implementações. Da parte dos voluntários, a empolgação está bem grande”, revelou Jean Zagonel.
NOVOS LOCAIS E AÇÕES
Desirê Allram
Cor e embelezamento em locais esquecidos
Além da Zagonel, outras lojas estão procurando os responsáveis do projeto para executar ações em diversos locais. “Existem muitos lugares esquecidos que podem ser ocupados pela arte”, revela Desirê, acrescentando que as pessoas sentem certa carência de expressões artísticas deste tipo.
“Ficamos felizes pois a arte é feita para ser admirada”, declara Desirê, satisfeita com o resultado e com todo apoio recebido. “É bom ver o pessoal querendo se engajar a apoiando, afinal todos ganham”, finaliza. Quem quiser contribuir, pode procurar a página do Destaparte do Facebook.