O último dia da 34ª Oktoberfest e Feirasul – que teve início em 10 de outubro – será marcado pelo tradicional Desfile Temático. A parada acontece neste domingo, 21, a partir das 10h30, e promete levar a energia da Festa da Alegria para a rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul. Inspirado no tema Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente, o Desfile vai contar a história dos 140 anos do município com a ajuda de três mil figurantes, 10 carros alegóricos e 20 bandinhas típicas. “A primeira parada, no fim de semana passado, foi um sucesso e reuniu mais de 40 mil pessoas. Aguardamos a comunidade e os visitantes neste domingo para mais um belo espetáculo”, convida a presidente da 34ª Oktoberfest, Andreia Mundstock.
Os carros alegóricos, criados e confeccionados pelo artista Sérgio Ávila e sua equipe, são atrações no Desfile. Dentre as alegorias, destaque para o Carro 3, que retrata a chegada do primeiro trem na Estação Férrea de Santa Cruz, em 1905, e para o Carro 6, que conta a história da cultura alemã e das comunidades religiosas, mostrando a beleza e a imponência da Catedral São João Batista, um dos mais importantes templos de estilo neogótico do país. O carro das soberanas, com a presença da Rainha Ana Julia Metz e suas Princesas, Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz, é atração à parte, realçando a simpatia e a beleza da mulher santa-cruzense. As soberanas das edições anteriores da Festa da Alegria desfilam na sequência, desta vez acompanhadas pela corte da Festa da Uva 2019, de Caxias do Sul (RS), Rainha Maiara Perottoni e suas Princesas, Viviane Piamolini e Milena Remus Caregnato.
A parada contará ainda com a animação de grupos de danças (locais e convidados), bandas típicas, alegorias dos patrocinadores, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e entidades sociais e empresariais. O Bierwagen (Carro do Chope), a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, a Fubica do Fritz e a família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli também são presenças confirmadas. Neste ano, a Coordenação de Desfiles é liderada pelo empresário João Waldemar Goerck e integrada por Ademir Machado, Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Margaret Rodrigues, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes.
Carro 1 – Emancipação
O primeiro carro alegórico a desfilar representa a emancipação política de Santa Cruz do Sul, fato que ocorreu em 1878, com criação da primeira Câmara de Vereadores.
Carro 2 – Família Fritz
Faz parte da tradição da cultura alemã o respeito e a importância da família como suporte para uma vida feliz e abençoada. O segundo carro alegórico homenageia, na metáfora da família típica alemã, através da família símbolo da Festa – o casal Fritz e Frida e os filhos Max e Mili – todas as famílias, independente de sua origem, e destaca a importância do clima familiar e agradável que a Oktoberfest busca oportunizar. Na animação estará a Banda Fest.
Carro 3 – O trem
O transporte férreo teve início em 1905, com a chegada do primeiro trem na Estação Férrea de Santa Cruz. Este meio de transporte foi importante para o desenvolvimento econômico do município e da região.
Carro 4 – Cidade
A saudade da terra natal, o trabalho árduo e as dificuldades encontradas pelos pioneiros fez com que os eventos sociais e culturais e as reuniões fossem cada vez mais frequentes. Essa socialização transformou a vida das pessoas, fortalecendo o comércio, criando escolas, igrejas e clubes sociais. Tudo isso em um povoado que veio a se tornar na próspera cidade de Santa Cruz do Sul.
Carro 5 – As soberanas
Muitas são as crianças que, de pequenas, alimentam o sonho de representar a Festa da Alegria como soberanas. Neste carro, estão elas que, neste ano, representam tão bem o carinho, a alegria e a beleza da festa. A rainha Ana Julia Metz e as princesas Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz saúdam a população de Santa Cruz do Sul e seus visitantes, desejando a todos uma feliz e divertida festa. A animação é da Banda Feliz em Festa.
Carro 6 – A Catedral
Desde a Idade Média, e em toda a história da cultura alemã, era comum as famílias se organizarem em torno de comunidades religiosas, que acabavam sendo muito importantes não só pela propagação e perpetuação da religiosidade, mas também como ponto de encontro e confraternização, principalmente nas festas de ação de graças, kerbs ou de padroeiros. Em nossa cidade, a importância desse local também é destacada pela beleza e imponência de nossos templos, destacando-se a Catedral São João Batista, um dos mais importantes templos de estilo neogótico do país.
Carro 7 – O trabalho
Os primeiros colonizadores passaram por diversas dificuldades. Trabalho árduo, infraestrutura precária e falta de um comércio para venda ou aquisição de produtos, mas nada que conseguisse frear a vontade de progredir em terras distantes. Depois de muita labuta, eis que chega o desenvolvimento e a industrialização, como principal fator para que a nossa colônia se desenvolvesse economicamente transformando-se num município próspero e num polo regional.
Carro 8 – Oktoberfest
Este carro representa a nossa Oktoberfest, uma das maiores festas alemãs do nosso país. Como figurantes, temos a presença das beldades que participaram do concurso de escolha da rainha da festa deste ano, prestando uma justa homenagem a todas as mulheres. A animação é da Banda Doce Desejo.
Carro 9 – Cucas
Representado por um casarão, lembra a arquitetura germânica existente na localidade de Rio Pardinho, com seus jardins floridos. A distribuição de cucas representa um dos principais elementos da culinária alemã, farta e saborosa. Vale destacar que Santa Cruz é considerada a terra das cucas, famosa pela festa que é realizada anualmente, reunindo milhares de visitantes de várias regiões do estado que comparecem para degustar da iguaria.
Carro 10 – Bierwagen
Para encerrar o desfile com chave de ouro vem o Bierwagen, o carro do chope, distribuindo a bebida ao público e animando a todos com o som da Banda Magia.