LUANA CIECELSKI
[email protected]
Marcada por homenagens ao ex-prefeito Arno Frantz e por protestos contra o Governo Estadual, aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 7 de setembro, o tradicional desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil de Santa Cruz do Sul. O evento, que encerrou as comemorações da Semana da Pátria aconteceu na Rua Ernesto Alves por onde percorreram cerca de 4 mil pessoas desfilando assistidas por cerca de 4,5 mil espectadores, segundo estimativas da Brigada Militar.
A caminhada cívica iniciou pontualmente às 9 horas, como estava previsto, com a passagem do carro da comitiva municipal, onde estavam o Prefeito Telmo Kirst e o ex-prefeito Arno Frantz, homenageado pelo tema municipal. Em seguida, a Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), abriu o caminho para a passagem de Escolas de Educação Infantil (Emeis), Escolas de Ensino Fundamental e grupos de projetos e organizações ligadas ao município, como o Craques da Bola, Maturidade Ativa, entre outros.
Um dos momentos mais marcantes foi a passagem da Emei Vovô Arno pela frente do palanque. As crianças traziam cartazes apontando qualidades do ex-prefeito que deu nome a sua escola e Arno Frantz, emocionado abanava e agradecia a homenagem. Seguindo esse mesmo modelo de homenagem, outras escolas participantes do desfile buscaram mostrar pesquisas e trabalhos realizados durante a Semana da Pátria sobre Arno Frantz e Oswaldo Cruz – o homenageado no tema nacional.
Outro momento marcante foi a passagem da Escola Estadual Luiz Dourado. Os alunos que percorriam a rua desfilando foram acompanhados por um grupo de manifestantes. Eles representavam alunos de escolas estaduais da cidade. Munidos de cartazes e faixas, eles procuraram demonstrar descontentamento com o Governo de José Ivo Sartori e cobrar, publicamente, o salário dos professores que vem sendo depositado em parcelas desde o primeiro ano de governo.
A manifestação, porém, foi pacífica e não houve tumultos. A Brigada Militar acompanhou o grupo de perto durante todo o trajeto e também ao final do desfile, quando eles voltaram à frente do palanque para uma segunda manifestação.
O desfile foi encerrado por volta das 11h30, com a passagem das tropas e veículos do 7º BIB e com a extinção da chama do Fogo Simbólico. O ato foi realizado pelo Prefeito e pelo Comandante do 7º BIB, Kurt Werberich, e assim foram encerradas as comemorações da Semana da Pátria.