Início Especiais Desfile Farroupilha irá enaltecer as raízes tradicionalistas

Desfile Farroupilha irá enaltecer as raízes tradicionalistas

Evento ocorrerá a partir das 9h, na Rua Ernesto Alves, com a participação de 25 entidades

Ana Souza
[email protected]

O desfile tradicionalista voltará a abrilhantar a Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul. O evento ocorrerá no dia 20, a partir das 9h, na Rua Ernesto Alves. A concentração das instituições será na rua Tiradentes, atrás da empresa Lothar Krause. O enceramento acontece na Rua Senador Pinheiro Machado. Para desfilar à cavalo a concentração será no Parque da Oktobefest, estes terão que entrar pelo portão em frente à Concessionária Ford na Rua Coronel Oscar Jost e sairão pelo portão principal do parque da Oktoberfest, na Rua Galvão Costa, passando pela triagem da inspetoria veterinária onde será colocado uma pulseira no cavalo. Segundo dados da organização, em frente ao pórtico haverá a presença do Policiamento Ostensivo da Brigada Militar onde só poderão ficar os cavalos que passaram pela inspetoria e com a pulseira.

A programação ainda reserva, para a parte da tarde, na Praça Getúlio Vargas, uma mateada com início às 15h e apresentações artísticas. Haverá show com a Orquestra Bagual e Grupo Novos Tropeiros. O encerramento da Semana Farroupilha será a partir das 18h com a solenidade de extinção da chama crioula na Praça Getúlio Vargas. Em caso de chuva o desfile será cancelado. O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano é “Etnia do Gaúcho: Rio Grande, Terra de muitas Terras”, através deste as entidades homenageiam todas as etnias que chegaram ao Rio Grande do Sul. O patrono é Cláudio Roberto Mariani e o estadual, o cantor, compositor, gaiteiro e violinista Adair de Freitas.

ORDEM DO DESFILE DE 20 DE SETEMBRO

1. Bandeiras, oficiais, prefeita Helena Hermany
2. Festejos Farroupilhas: patrono Claudio Roberto Mariani, 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) e Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS)
3. Chama Crioula – Grupo de Cavaleiros da Integração
4. Grupo Tradicionalista Caetanas Gonçalves da Silva e Associação Formiguinhas Solidárias
5. Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo
6. 2º Comando Rodoviário da Brigada Militar
7. Bombeiros
8. Etnias – Círcolo Cultural Bella Italia, Centro 25 de Julho e Associação Centro Cultural Afro-Brasileiro Salve Jorge
9. CTG Tropeiros da Amizade
10. CTG Rincão da Alegria
11. CTG Lanceiros de Santa Cruz
12. CTG Tio Ítia
13. DTG José Altivo dos Santos do Clube Subtenentes e Sargentos
14. PTG Recanto da Lagoa
15. PTG Laço da Amizade
16. Cavalgada das Anitas
17. CTG Laço Velho (a cavalo)
18. CTG Garrão de Potro (a cavalo)
19. PTG Areial Santa Cruz (a cavalo)
20. Piquete Regional da OAB (a cavalo)
21. Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz (a cavalo)
22. Cavalarianos
23. Cavalaria Paladina Santa-Cruzense
24. PTG Tapera Velha
25. Tradicionalistas participantes
………………………………..
 Mais atrativos na programação:
17/09 – Ronda do Núcleo de Cavalos Crioulos
17/09 – Ronda do CTG Tio Ítia e do CTG Lanceiros de Santa Cruz
18/09 – Realização do Concurso Docencontro e Missa Crioula na Comunidade Católica Nossa Senhora da Imaculada Conceição e do CTG Garrão de Potro
19/09 – Ronda do CTG Estância Alegre
20/09 – Desfile Às 9h. Mateada na Praça Getúlio Vargas às 15h e divulgação do resultado do concurso de desenho e do Docencontro. Extinção da Chama Crioula às 18h.

Evento lembra o marco da Revolução Farroupilha

45

A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento é dedicado ao marco da Revolução Farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século 19. A Revolução Farroupilha foi a mais longa revolução do Brasil, ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles e shows. Usam vestimentas a caráter: as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Ocorre em todas as cidades gaúchas e algumas regiões de Santa Catarina.