O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), coordenado no município pela Secretaria de Desenvolvimento Social, deu mais um passo para a sua implementação. Na terça-feira, 24, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nubia Bruch, esteve reunida com a Comissão Municipal de Emprego, coordenadores do Senai, Senac e Sindigêneros a fim de elaborar o plano de ação para atender de forma adequada e qualificada o público que deve receber os cursos oferecidos pelo Pronatec. O Programa busca inclusão produtiva através do mercado formal de trabalho e propõe atender os usuários do Bolsa Família, que possuem renda mensal de até R$ 140,00. Serão oferecidas 2.863 vagas na região, divididas em Venâncio, Lajeado e Santa Cruz do Sul. O que garante 1.343 vagas para o município.
A proposta é conseguir, no mínimo, 30% de empregabilidade após a conclusão dos cursos, além de disponibilizar o encaminhamento para demais programas de assistência social. Este projeto tem a participação da Comissão Municipal de Emprego que atua há mais de 15 anos na cidade e contribui com sua experiência nesta etapa de implementação do programa. Para a secretária, este é um momento de comemoração. “É a primeira vez no Brasil que o Sistema “S” (Senac, Senai, etc), disponibiliza cursos de reconhecida qualificação profissional oferecendo uma oportunidade única aos usuários do Bolsa Família. O momento é de grande importância para o desenvolvimento dos santa-cruzenses”, ressalta Núbia.
A primeira ação tomada pela Secretaria de Desenvolvimento Social é de mobilizar o público, principalmente, através dos Cras, Creas e Agentes de Saúde, além de outros órgãos públicos. A abertura do processo de inscrição da primeira etapa de cursos deve começar na segunda quinzena de fevereiro e a divulgação será em nível regional, estadual e nacional através de diferentes mídias. As aulas inaugurais estão marcadas para o início de abril.