Após anos trabalhando no setor de estoque em empresa fumageira, Graziela dos Santos, de 35 anos, resolveu se desafiar para alçar novos voos. Ao tomar conhecimento de que haveria um curso de operadora de empilhadeira, ela não pensou duas vezes. “Trabalho em fumageira há 14 safras. E resolvi fazer este curso para me aperfeiçoar, para ter mais estabilidade e garantir um futuro melhor para minhas filhas”, revelou.
Moradora do Residencial Viver Bem, na noite da última segunda-feira, 12, acompanhada pela mãe, Iraci, Graziela recebeu o diploma das mãos da prefeita Helena Hermany, por ocasião da solenidade de formatura no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No mesmo ato, outros 47 formandos receberam certificados em cursos de robótica, soldagem, noções em processos administrativos e em elétrica predial e residencial.
A capacitação foi possível através da parceria entre Prefeitura e Senai, formalizada em setembro deste ano, por meio do programa Desenvolve Santa Cruz II. Pela parceria, santa-cruzenses podem buscar cursos de capacitação totalmente gratuitos.
Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany destacou a importância da parceria de oferecer cursos profissionalizantes, ressaltando que o social deve andar de mãos dadas com o econômico. “O Senai já é parceiro de décadas, desde os anos 1990. E estes cursos que pensamos em oferecer, é porque fizemos uma pesquisa com as empresas e percebemos que faltam profissionais capacitados para estas áreas, não adianta oferecermos cursos se as pessoas não tiverem oportunidades para atuar no mercado de trabalho”, exemplificou.
O presidente do Conselho Consultivo Integrado Senai e Sesi, e vice-presidente regional da Fiergs, empresário Flavio Haas, também prestigiou a solenidade. “Quero cumprimentar a prefeita Helena por esta sensibilidade social. Preciso dizer que a excelência da gestão pública, a relevância da atividade industrial, alicerçada pelas oportunidades de qualificação oferecidas pelo Senai e Sesi, contribuem significativamente para a pujança de Santa Cruz. Isso me deixa muito orgulhoso por fazer parte do Sistema Fiergs, com relevante contribuição neste processo de desenvolvimento”, afirmou.
O gerente de operações do Senai, Daniel Machado, destacou a contribuição da escola para com a comunidade. “Iniciativas como esta, de oportunizar que as pessoas possam se qualificar, faz com que a gente consiga ajudar o mercado de trabalho, ajudar as pessoas que procuram a capacitação, e isso com certeza impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social do município. Estamos sempre de portas abertas, tanto para o município como para com a comunidade”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins, destacou o objetivo do programa Desenvolve Santa Cruz II. “É muito louvável quando as pessoas buscam se aperfeiçoar cada vez mais. E o programa Desenvolve Santa Cruz II, em pouco mais de dois meses que foi lançado, já formou cinco turmas. Isso demonstra toda a consideração que o município tem em oferecer a qualificação necessária. E a partir de janeiro vamos oferecer ainda mais cursos, e queremos que a comunidade aproveite esta oportunidade”, explicou.
Martins ressaltou ainda a possibilidade de as pessoas buscarem linhas de crédito no Banco do Povo, localizado no Parque da Oktoberfest. “Para as pessoas que querem empreender, o Banco do Povo tem boas opções e com juros baixíssimos para empréstimo”, frisou.
Novos cursos
Para o próximo ano, as inscrições já estão abertas para quem deseja realizar cursos de qualificação. Em janeiro iniciam os cursos de torneiro mecânico, eletricista predial e residencial e processos administrativos em recursos humanos. Em fevereiro, cursos de soldagem, técnicas de manutenção mecânica industrial, instalação de câmeras CFTV. Já em março, as vagas são para desenho industrial. Os cursos são destinados para pessoas acima dos 16 anos, e para se inscrever devem apresentar comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3690-4134.