Início Economia Desconto para pagamento de IPTU pode chegar a 19,74%

Desconto para pagamento de IPTU pode chegar a 19,74%

Foto: Arquivo/RJ

Quem quiser planejar o pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) 2022, com desconto, já pode ir se organizando. O abatimento para quitação em cota única será igual ao percentual de reajuste, fixado em 10,74%, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido entre dezembro de 2020 e novembro deste ano, e considerado a inflação oficial do país. A prefeita Helena Hermany assinou o decreto esta semana.

A data, tanto para o pagamento da cota única como para o da primeira parcela será dia 15 de abril. Porém, para quem pagar à vista o valor total do tributo pode ter um desconto ainda maior, chegando a 19,74%. Nesse caso, o cidadão que fizer jus poderá se beneficiar do adicional de 3%, referente ao Programa Bom Pagador, para quem ficou em dia com o imposto até 30 de setembro último. Também é possível ganhar mais 4% a 6% de abatimento, percentuais oportunizados pelo Programa Santa Cruz Solar, destinado a beneficiar proprietários de imóveis com sistemas de captação de energia solar.


Contribuintes que optarem pelo parcelamento, poderão pagar em até oito vezes, com vencimento sempre no dia 15 de cada mês. Nesse caso, a parcela mínima é R$ 112,65 e, quando o valor calculado para cada parcela ficar abaixo disso, o número de parcelas será reduzido até que se atinja o mínimo estipulado para pagamento.


Os carnês do IPTU 2022 começarão a ser distribuídos pelos Correios no mês de março e a segunda via poderá ser obtida direto no portal da prefeitura, no endereço www.santacruz.rs.gov.br. O pagamento poderá ser feito nos bancos conveniados – Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal – e representantes autorizados, como agências lotéricas. A novidade em 2022 será a modalidade de pagamento via PIX, bastando para tanto que o cidadão tenha o aplicativo do seu banco baixado em seu aparelho celular.


Com cerca de 75 mil imóveis inscritos na lista de cobrança, a estimativa de arrecadação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul com o tributo, segundo cálculos da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), é de R$ 46,5 milhões.