Início Geral Desafio virtual mobiliza cooperativas escolares do Vale do Rio Pardo

Desafio virtual mobiliza cooperativas escolares do Vale do Rio Pardo

Desafio virtual mobiliza cooperativa – Divulgação

Neste momento em que todos estão em quarentena para prevenção da disseminação do novo coronavírus, uma ação virtual de intercooperação entre cooperativas escolares incentivadas por Cooperativas do Sicredi está mobilizando estudantes do Vale do Rio Pardo desde o mês de maio. Trata-se do Desafio Coopes, que propõe aos grupos o desenvolvimento de soluções para problemas atuais e relevantes para as suas comunidades, inspiradas nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme a assessora de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, as cooperativas escolares incentivadas pela Cooperativa – Verde Vale, Semeando Sonhos, Feito à Mãos e Sol do Amanhã, respectivamente dos municípios de Vale Verde, Herveiras e Passo do Sobrado – estão mobilizadas para transformar os desafios em soluções. “A proposta é estimular o empreendedorismo social com a utilização da tecnologia da informação e comunicação, principalmente neste período pandêmico, em que é necessário ainda mais a construção de um mundo mais cooperativo e solidário”, destaca.

Durante o processo de aprendizagem, os estudantes são mediados pelos professores orientadores. Além disso, o Desafio Coopes faz parte do Dia de Cooperar (Dia C), mobilização nacional das cooperativas na realização de iniciativas de voluntariado. A iniciativa é uma realização das Cooperativas Sicredi das regiões Cooperação, Espumoso, Região da Produção, Vale do Rio Pardo e União Metropolitana em parceria com a Greta Consultoria.

Processo
As tarefas do Desafio Coopes são publicadas em um perfil no Instagram – @desafiocoopes – e a conclusão delas estão no perfil de cada cooperativa escolar dentro da rede social. No total, a ação vai envolver sete missões inspiradas nos princípios do cooperativismo, todas realizadas por meio de ferramentas digitais, sem a necessidade de sair de casa. “Dentre os problemas encontrados pelas nossas cooperativas escolares estão relacionados ao descarte correto do lixo e ao consumo consciente de água”, conta Gláucia.

Os próximos passos serão a apresentação de um protótipo sobre a solução do problema, um vídeo explicativo sobre o desenvolvimento da ideia e a mobilização de parceiros para a divulgação do material na comunidade. No fim do desafio virtual, previsto para a segunda quinzena de julho, as cooperativas escolares que realizarem todas as atividades propostas ganharão uma recompensa surpresa, simbolizando a conquista da essência do cooperativismo.

Desafio Coopes propõe aos grupos o desenvolvimento de soluções para problemas atuais e relevantes para as suas comunidades – Divulgação